quarta-feira, 1 de setembro de 2004

.: Resenha de "Pequeno Guia da Literatura Universal", Luiz Carlos Lisboa

Não fique perdido com a literatura
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2004


O vestibular parece ser um gigantesco pesadelo. Livros e mais livros para ler e sem contar as inúmeras matérias para revisar. Pensando neste problema o Resenhando.com procurou o livro de Luiz Carlos Lisboa, "Pequeno Guia da Literatura Universal", que faz comentários de várias obras da literatura nacional e internacional.

Os que detestam ou amam a literatura irão adorar este guia, pois ele realmente põe em prática o seu título: guia os leitores, e ainda o faz da melhor maneira. A obra é capaz até de conquistar novos leitores, pois a forma de Lisboa comentar as obras é simples e direta, o que deixa aquela vontade de quero mais. Vontade que somente será saciada na leitura integral da obra mencionada por Lisboa.

Publicado em 1986, o livro é dividido em Romance-Conto, Teatro, Poesia e Ensaio-Memórias-Crítica-História que totalizam 400 páginas. "São relativamente poucos os livros de leitura indispensável, mas são muitos o que valem a pena ler", já diz a Explicação Preliminar do guia. No entanto, este livro pertence ao grupo seleto de livros de leitura indispensável.

A obra nos lembra da importância de ler, e ainda satisfaz leitores que gostam de sugestões para alimentar a alma. Entre as obras resumidas estão Romeu e Julieta, de William Shakespeare, Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, Fausto, de Goethe, Odisséia, de Homero, Casa-grande e Senzala, de Gilberto Freyre, Raízes dos Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, Assim Falava Zaratrusta, de Friedrich Nietzche e O Príncipe, de Maquiavel. Enfim, este é um livro de cabeceira.

Livro: Pequeno Guia da Literatura Universal
Autor: Luiz Carlos Lisboa
Editora: Forense Universitária
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.