quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

.: Resenha de "Dias e Dias", Ana Miranda

Gonçalves Dias sob a ótica feminina 
Por: Helder Moraes Miranda

Em janeiro de 2005


Um colecionador de sabiás. Uma mulher que se amasia com o cunhado após a morte da irmã, passando a criar a sobrinha como filha. A esposa que desvia cartas enviadas ao marido para mostrá-las à prima, apaixonada por quem as escreveu. O professor que perde a juventude esperando por um amor que não lhe pertence. 

Estes personagens são os coadjuvantes da história, ofuscados pelo amor platônico que Feliciana, a personagem principal, nutre pelo amado: o escritor Gonçalves Dias. O livro é "Dias e Dias", novo romance de Ana Miranda retratando o século XIX e trazendo como destaque a revolta da Balaiada, ocorrida em Caxias, além de abordar curiosidades e dados biográficos que traçam o perfil de Gonçalves Dias. 

Dois anos depois de publicar o último livro, Ana Miranda está de volta repetindo a fórmula dos romances anteriores, "Sem Pecado", "Desmundo" e "Amrik", dando voz ao "eu-poético" feminino em épocas, situações e conflitos diferentes. 

Não supera a genialidade do inesquecível sucesso editorial "Boca do Inferno" (biografia romanceada de Gregório de Matos), mas não deixa de conduzir o romance com a maestria daqueles que sabem transcrever para o papel as palavras que brotam da alma. 

Um livro que só poderia ser escrito a partir de sentimentos guiados pela sensibilidade de uma mulher, escritora detalhista, que comete pequenos deslizes quando, em certas passagens do livro, procura ser didática. 

O título de duplo sentido refere-se a um trocadilho com o sobrenome do escritor e os dias e dias dedicados - e desperdiçados - por Feliciana à fidelidade do poeta , que nunca poderia retribuir o amor dedicado durante uma vida inteira, e as contradições e fragilidades de um homem em carne e osso, quando colocado de frente com a idealização de uma mulher apaixonada.

Livro: Dias e Dias
Autora: Ana Miranda
240 páginas
Ano: 2002
Editora: Companhia das Letras
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.