domingo, 2 de janeiro de 2005

.: Resenha de "Velúdico", Thiago R.

O lúdico do ver 
Por: Helder Moraes Miranda

Em janeiro de 2005


Atitude é a palavra de ordem para sintetizar a linguagem crua de Thiago R. O escritor estreante retorna ao concretismo, movimento poético radicalmente anti-intimista, caracterizado pela falta de preocupação obsessiva com o tema, explorando tudo o que possa estar envolvido com a arte como fonte de inspiração - o som e a disposição das letras na construção literária. 

A tiragem de poucos exemplares (500) comprova a pouca valorização deste movimento no país. Produção audaciosa, o ótimo "Velúdico" é caracterizado pelo experimentalismo e só poderia ter sido concebido pela coragem de um autor iniciante, ainda distante da atitude subserviente de alguns escritores consagrados que se submetem às regras estabelecidas pelas editoras. Provocativo, o livro percorre extremos, arriscando-se e desafiando o tempo todo o crítico. 

Não se deve, no entanto, confundir originalidade com revolução. É importante ressaltar que Velúdico tem raízes conservadoras e está longe de ser revolucionário, já que o concretismo foi desenvolvido a partir dos anos 50 e suas influências vêm das décadas passadas. 

O resultado, de qualquer forma, é desconcertante. Ao brincar com o vermelho, cinza, o choque entre o preto contrapondo o branco e vice-versa, o autor cria imagens e sensações, na maior parte das vezes formadas pela subjetividade de quem está lendo. 

As palavras oferecidas no livro têm vida, cor, textura e, por meio delas, Thiago R. atinge a sonoridade pop que se propõe a encontrar, mostrando a diferença entre o ver e enxergar. 

Sobre o autor: Thiago R. é paulistano, 24 anos. Professor e pesquisador, também investe em composição de canções com o grupo tecno-pop R2, trilhas sonoras, poemas sonoros e visuais.

Livro: Velúdico
Autor: Thiago R.
80 páginas
Ano: 2002
Editora: Com-Arte
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.