domingo, 2 de abril de 2006

.: Entrevista com Rebeca Nemer, cantora e intérprete da língua de sinais

"Quando me deparei com o mundo dos surdos, me senti desafiada a levar sons e música ao mundo do silêncio". – Rebeca Nemer

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2006


Uma intemediadora inovadora para o público infantil da modernidade. Rebeca Nemer, cantora e intérprete da língua de sinais, fala sobre seu CD e DVD, Sou Diferente.


Nada de Angélica, Eliana, Mara Maravilha ou Paty Beijo. O tempo passou um tanto que ligeiro. Atualmente, animar, envolver e entreter os pequenos é uma tarefa um tanto que difícil, independente que este seja deficiente auditivo, ou não. Contudo, tal barreira é posta abaixo quando trata-se de Rebeca Nemer (aquela mocinha que há algum tempo interpretou o Hino Nacional na língua para surdos, no Programa do Jô). 

Ela que tem a melhor das intenções, digo isto pelo da moça não ter desistido, e está lançando o DVD e CD, Sou Diferente. O melhor de tudo é que ela não desanimou e muito menos esqueceu do público infantil, o qual a recebeu muito bem na sua primeira grande aparição na televisão.

Em seu DVD e CD ela canta músicas de conteúdo educativo e positivo, as quais de fato, cooperam para a construção de caráter dos nossos seres humanos em formação. Creio que tentar falar mais sobre a moça seja perder-se em palavras. Não há dúvida alguma, o melhor mesmo, é conferir a super entrevista de abril, do R.G.! Com vocês, Rebeca Nemer!




RESENHANDO - Gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho voltado aos pequenos.Já que "Sou Diferente" (CD e DVD) é voltado para o público infantil, poderia falar sobre a sua infância? O que lia e escutava?
REBECA - Tive uma infância maravilhosa!!! Sempre cuidada por pais amorosos... Brinquei e estudei muito!!! Na minha infância curti muito os palhaços Atchim e Espirro, Xuxa e Mara Maravilha!!! Alem de histórias bíblicas como A Criação, A Arca de Noé, O menino maluquinho e historias da Turma da Mônica fizeram parte da minha infância. 


RESENHANDO - Como foi o processo de escolha do repertório de seu CD?
REBECA -  Não foi fácil chegar a esse repertório!!! Mas Deus faz a coisa certa. Queria muito fazer um trabalho diferenciado, com conteúdo inteligente e bem balançado! Creio que consegui com ajuda desses maravilhosos compositores e é claro do meu produtor musical também, né, Paulo César Baruk!!! (Risos). Optamos por não usar os diminutivos corriqueiros em trabalhos infantis, afinal, as crianças mudaram e muito!!! Hoje são antenadíssimas na Internet, Tv, falam e entendem tudo sem qualquer tipo de embaraço!!! 


RESENHANDO - Após "cantar com as mãos", como é cantar e gravar um CD e DVD?
REBECA - Puxa é um desafio maravilhoso!!! Tenho aprendido a superar os meus limites a cada dia, e fico super feliz de estar na gravadora Kether Music por terem acreditado no meu projeto!!! Esse DVD é um pouco de tudo que amo... crianças, vídeo, dramaturgia, musica, dança, interpretação, Libras. 


RESENHANDO - O seu trabalho com as crianças é muito bonito. Como é lidar com os pequenos que escutam e falam e com as que tem algum deficiência auditiva e/ou na fala?
REBECA - Embora todos sejam diferentes, crianças tem algo em comum, a ingenuidade e espontaneidade!!! Isso é comum nesses dois públicos. Mas o que estou amando mais mesmo é poder contagiar a galerinha ouvinte e mostrar que existe uma língua que é muito útil e divertida que é a língua das mãos!!! Acredito que isso seja uma forma de colaborar no crescimento humano e minimizar a distância entre o mundo dos sons e do silêncio!!!



RESENHANDO - Como e quando foi despertado o gosto pela música?
REBECA - Com 7 anos fiz minha primeira aula de piano! Sempre fui super ativa! E assim, a música sempre fez parte da minha vida. Cheguei até a tocar durante 3 anos na orquestra da minha igreja!!! SAUDADES!!!! Quando me deparei com o mundo dos surdos, me senti desafiada a levar sons e música ao mundo do silêncio. E essa experiência tem sido maravilhosa. E o que mais me admira é que cantar com as mãos não chamou apenas a atenção das pessoas surdas, mas também dos ouvintes e até da criançada, que fica encantada ao ver o movimento dos dedinhos!!! E hoje posso cantar com a voz, com as mãos, com meu corpo, com minha alma. É bom demais!!!!


RESENHANDO - Por que cantar para o público infantil?
REBECA - Gosto muuuuuuito de crianças... me encantam com sua espontaneidade e pureza!!! Sempre ouvi e acredito que investir em crianças é investir em terra fértil!!! Meu empenho e minha musica é para acrescentar na vida dessa garotada. 


RESENHANDO - Concorda que atualmente as crianças não tem opções em questão de música? Você acha que a produção musical para o pequenos foi deixada de lado (e até esquecida) com o passar dos anos?
REBECA - Sem dúvida alguma! Não só na área da música, mas no geral. Quase não vemos hoje programas e apresentadores de Tv voltados para o público infantil. Percebo que a criançada sente muita falta!!!


RESENHANDO - Por que intitular o CD em "Sou Diferente", nome da canção de abertura do álbum? Fale um pouco sobre a escolha deste nome.
REBECA -  Com esse titulo, podemos abordar dois pontos. Primeiro: todos nós somos diferentes: fisicamente, emocionalmente etc. Isso deve ser respeitado. Ninguém é melhor ou pior, somos apenas diferentes, um é alto, o outro é baixinho, um é gordinho, o outro é magrinho, um é pobre, o outro é rico e assim por diante. O segundo aspecto, trata a necessidade de sermos diferentes para fazermos a diferença!!! Embora soe redundante, isso é real. Se todo mundo anda estressado no trânsito, vamos ser calmos, se todo mundo cola na prova, vou optar em estudar e não colar. É isso que fala a musica sou diferente.



RESENHANDO - O que o "Sou Diferente" tem de novo para o público? Comente um pouco sobre o CD e DVD.
REBECA - As músicas do CD trazem um conteúdo informativo, educativo e divertido, com ritmos super balançados e variados, sem contar o DVD, que consiste num filme musical, com um roteiro comico-dramático que busca arrancar risos e lágrimas emocionadas e entreter toda a família. E ainda mais com as legendas em inglês, espanhol, português e libras, que permite às pessoas surdas entenderem toda a historia!!! 


RESENHANDO - Há alguma preferência entre as 13 músicas de seu CD? Por quê?
REBECA - Puxa vida, sou suspeita. (risos) Amo todas! Cada uma tem um charme especial! Mas no momento estamos trabalhando a Bom, bom, bom, Sou diferente e Estrela.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.