quarta-feira, 27 de agosto de 2014

.: Matéi Visniec é o primeiro nome estrangeiro confirmado pela Flica

Considerado pela crítica internacional como um sucessor de Eugène Ionesco, o dramaturgo, poeta e jornalista romeno Matéi Visniec, confirmou sua presença na 4ª edição da Flica - Festa Literária Internacional de Cachoeira. Ele vem ao Brasil especialmente para participar da Festa, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro na cidade de Cachoeira, Bahia, para discutir sobre os seus textos de teatro do absurdo e a relação com a linguagem literária clássica. 

Ele agora vive em Paris, na França – país o qual se refugiou politicamente após ter seus textos censurados pelo sistema comunista na Romênia por dez anos, até que, em 1987, resolveu largar seu país de origem e não mais voltou. O convite partiu da curadoria do evento visando a importância de sua obra: literatura e dramaturgia de ficção instigantes. Considerado pela crítica internacional como um sucessor de Eugène Ionesco – dramaturgo francês do teatro do absurdo – a popularidade internacional de Visniec se expandiu em 1992, com as peças "Les Chevaux à La Fênetre" ("Os Cavalos na Janela") e "Petit boulot pour Vieux Clown" ("Velho Palhaço Precisa-se"), encenadas na França, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Áustria, Polônia, Finlândia, Itália, Turquia, Romênia, Moldávia, Geórgia e em algumas cidades brasileiras. Mas já em 1977, ele começou a formular seus primeiros textos geniais, depois de estudar história e filosofia na Universidade de Bucharest, onde desenvolveu afinidade por temas relacionados à política.

Dos textos traduzidos para o português e publicados em livro destaca-se "A História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais", na qual um escritor é convidado a contar a relação entre Lênin, Stálin e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) aos doentes do hospício, como forma de cura e retorno à lucidez. No hospital psiquiátrico, ele encontra diversos perfis que compartilham discursos revolucionários e aficionados pela política comunista. Entre outros, estão "O Último Godot", "Três Noites com Madox" e "A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa", publicados no Brasil pela editora É Realizações.

O público pode esperar para a participação desse na Flica uma conversa intrigante, incluindo sua decisão de não retornar à Romênia mesmo após a queda do comunismo, em 1989, e depois de tornar-se um dos dramaturgos mais reproduzidos do país, com mais de 30 peças exibidas em Bucharest e outras cidades. Em 1996, por exemplo, o Teatro Nacional de Timisoara organizou um Festival que levava o seu nome, no qual 12 companhias diferentes de teatro apresentavam suas peças em uma programação totalmente dedicada às suas obras.

Sobre o Autor
Nascido na Romênia em 1956, Matéi Visniec vive e trabalha na França desde 1987, onde foi refugiado político. Suas peças são hoje editadas, traduzidas em várias línguas e montadas em mais de vinte países, sobretudo na França e na Romênia.

Links
Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 
www.flica.com.br
www.facebook.com/FlicaOficial
https://twitter.com/flicaoficial
https://www.youtube.com/user/FlicaTV
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.