quarta-feira, 20 de agosto de 2014

.: Tudo o que você precisa saber sobre a 23ª Bienal Internacional do Livro


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 23ª edição reunindo as principais editoras, livrarias e distribuidoras, além de apresentar importantes novidades. Entre elas, a parceria da CBL com o Sesc São Paulo que, este ano, estende-se à curadoria de  vários espaços da programação cultural do evento - somando às da CBL, ultrapassa 400 atividades. 

O visitante é o grande protagonista e dono da experiência que a Bienal Internacional do Livro irá proporcionar e, este ano, com “um quê” cultural mais forte do que nas últimas edições. Com o tema “Diversão, cultura e interatividade: tudo junto e misturado”, o evento traz atrações que abordam, desde discussões acerca dos principais assuntos da atualidade mundial, com a presença de autores nacionais e internacionais, passando por performances musicais e espetáculos teatrais - uma oportunidade única de encontrar uma diversidade de públicos desfrutando de inúmeras novidades e atividades culturais.

Segundo Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, o evento permite infinitas possibilidades e experimentações. “A cultura e, no nosso caso, especialmente a literatura, permite diluir as diferenças sociais e econômicas, agregando valor e estimulando o contato com os livros, música, dança e outras expressões artísticas e intelectuais”, destaca a executiva.

Na Arena Cultural, os visitantes terão o contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Entre os destaques, o premiado Harlan Coben, Cassandra Clare, Ken Follett, Sally Gardner, Kiera Cass, Hugh Howey, Mário Sergio Cortella, Paula Pimenta, Luiz Felipe Pondé, entre outros.

O saboroso espaço Cozinhando com Palavras, com a curadoria do chef André Boccato, reunirá nomes importantes da gastronomia em uma verdadeira gourmet experience. Este ano, há concorridos nomes como Carlos Bertolazzi, Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco, Rodrigo Oliveira, Monica Rangel, Palmirinha, entre outros.

A Escola do Livro tem como objetivo a qualificação no mercado de trabalho. Para os profissionais do segmento, o espaço oferece cursos, workshops e palestras com o objetivo de renovar conhecimentos em áreas como criação, produção, promoção e venda do livro. Esta edição contará com um time de renomados palestrantes, dos mais diversos segmentos de atuação do mercado editorial, além de abordar temas como livro digital e novas tecnologias de conteúdo.

Este ano, a expressiva parceria com o Sesc São Paulo contribui para elevar o patamar de importância da Bienal Internacional do Livro à posição de agente disseminador de cultura, ampliando o reconhecimento para além da percepção de “feira de livros”. “A Bienal do Livro já é reconhecida pelo seu papel de fomentar as discussões e incentivo à leitura e, agora, apoia também firmemente as diversas manifestações culturais graças à importante curadoria do Sesc em diversos espaços”, aponta Karine.

Nesta edição, o Sesc São Paulo consolida sua parceria com a CBL ao assumir o compromisso de realizar uma programação cultural com a proposta de acolhimento e oferta de atividades que ampliam a experiência do visitante, e para isto, tomamos o livro como ponto de partida e suporte para diversas linguagens artísticas, como literatura, música, teatro, dança, circo e cinema”, afirma Danilo Santos de Miranda, Diretor do Departamento Regional do Sesc no Estado de São Paulo.

O grande destaque fica para o Salão de Ideias, que abrigará 34 mesas de discussões e 120 convidados, entre eles: os romancistas Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Elias Khoury.

A programação representa uma extensão da ação cultural realizada nas unidades do Sesc São Paulo. Voltada para todos os públicos, está distribuída entre os seis espaços, concebidos com o objetivo de difundir a cultura literária, em um evento de fundamental importância para a cidade de São Paulo e para todo o país”, ressalta  Miranda.

As crianças e os jovens também serão contemplados, pois nunca houve, na história da Bienal do Livro, tantas opções voltadas para este público como neste ano. O Espaço Imaginário, um local tecnológico e inspirador, com área de 650 metros quadrados, tem 100 atrações confirmadas, com presença de grandes nomes, como a premiada ilustradora Maria Eugenia, o jovem talento do cartum e da tirinha nacional, João Montanaro, o desenhista da Marvel, Luke Ross e o escritor Pedro Bandeira.

Espaços culturais
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é responsável por três grandes espaços que contam com vasta agenda e presença de autores nacionais e internacionais, best-sellers, workshops, cursos e palestras com foco nos educadores e uma área que mescla literatura e culinária, com grandes nomes que comandam a gastronomia brasileira.

Escola do Livro (N298, Alameda N)
A Escola do Livro oferece cursos, workshops e palestras, com o objetivo de qualificar profissionais das empresas que atuam na criação, produção, promoção e venda do livro. Para a Bienal do Livro, traz uma programação especial voltada ao aprimoramento da qualificação de professores, editores e livreiros. Entre diversos temas, irá abordar novas tecnologias de conteúdo e livro digital.
Cozinhando com Palavras (N500, Alameda N)
Com curadoria do chef André Boccato, é um espaço dedicado ao setor de livros de gastronomia, onde são desenvolvidas programações que unem culinária, literatura e cultura. Trata-se de uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau, que já foi realizada, com sucesso, nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010 e 2012), na Feira do Livro de Frankfurt em 2013 e, recentemente, com muito sucesso na Festa Literária de Paraty - Flip.

Estarão presentes chefes e nomes importantes da gastronomia, como Carlos Bertolazzi, que comanda os restaurante Zena Caffè, Carbone e Per Paolo, apresentador do “Homens Gourmet”; Roberta Sudbrack, única brasileira a integrar a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, segunda a revista britânica Elite Traveler, nº 10 no Latin America’s 50 Best Restaurants 2014, e a primeira chef a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, em Brasília; Carla Pernambuco, cozinheira, pesquisadora, apresentadora e sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas; Rodrigo Oliveira, do badalado Mocotó; Monica Rangel, Presidente da Associação Brasil à Mesa e chef do restaurante Gosto com Gosto; e a popular apresentadora Palmirinha.

Arena Cultural (H 201, Alameda H)Receberá best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papos e palestras, com uma programação para atender aos mais diversos públicos que visitam a Bienal do Livro.
Os destaques são Harlan Coben, premiado autor norte-americano, mestre dos romances de mistério e número 1 na lista de mais vendidos do jornal The New York Times; Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais; Ken Follett, autor de famosos thrillers; a inglesa Sally Gardner, best-seller com mais de 2 milhões de exemplares vendidos; Kiera Cass, autora da trilogia 'A seleção', falará sobre Os Caminhos da Trilogia; o escritor Hugh Howey conversará com seus fãs sobre Leituras de Ficção Científica; Mário Sergio Cortella vai abordar “Decência é bom e eu gosto! Refletindo sobre valores”; Paulo César Araújo estará na Bienal do Livro para falar sobre “Biografias e biografados”; e o escritor Eduardo Spohr estará na Arena Cultural para conversar sobre “Narrativas ficcionais”.
O Sesc SP é o curador de cinco espaços que trarão extensa programação cultural, com discussões atuais, ambiente lúdico para crianças com mirante para encontros com autores, anfiteatro para apresentações de teatro, música, circo e dança; e dois pontos de empréstimos de livros, à disposição para leitura no local.

Salão de Ideias (L298, Alameda L)
Contemplará discussões atuais e de amplo interesse, abordando temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas. Entre os mais aguardados estão os romancistas Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Elias Khoury, críticos de literatura, artes e música, como Silviano Santiago, Hans Ulrich Gumbrecht e Alex Ross, da revista The New Yorker, além de Chico César e autores consagrados pelo público infantil, como Ziraldo e Eva Furnari, entre outros.
Espaço Imaginário (F500, Alameda F)
Com 21 árvores temáticas, bancada de desenho e criação, mirante para conversas e encontros, além de um espaço para exposição, esta fabulosa “Floresta de Narrativas” terá mais de 100 atividades programadas para jovens e crianças.

O ateliê aberto, com capacidade para 40 lugares (sentados) e materiais disponíveis para desenho livre, receberá 36 encontros com ilustradores, desenhistas, cartunistas e quadrinistas. Eles estarão ali trabalhando ao vivo e apresentando seu processo criativo, bem como os materiais que utilizam para elaboração de suas narrativas visuais.

Estão confirmadas as presenças de grandes nomes, entre eles: a premiada ilustradora Maria Eugenia; o jovem talento do cartum e da tirinha nacional, João Montanaro; o desenhista da Marvel, Luke Ross; a ilustradora, escritora e tradutora Lúcia Hiratsuka; e o ilustrador Manu Maltez.

No Mirante, um espaço elevado com vista para as copas das árvores temáticas e interativas, o público poderá participar de atividades como contação de histórias e bate-papos com artistas. Estão programados 36 encontros sobre temas diversos: histórias narradas por Regina Drummond, Karen Acioly, Daniel Munduruku e muitos outros; conversas com escritores e ilustradores, como Pedro Bandeira e Eva Furnari; bate-papo sobre vlogs de literatura, com Pam Gonçalves e Tatiana Feltrin; sobre mangás, com Heitor Pitombo e Cassius Medauar; RPG, games e literatura, com Marcelo Cassaro e Rogério Saladino; e também sobre a febre do cosplay, com Gabriel Niemietz e Jéssica Campos.
Anfiteatro (L700, Alameda L)
Com capacidade para receber 160 pessoas, além de três lugares reservados para cadeirantes, o Anfiteatro será palco de 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, baseados no mundo da literatura. Pensado para as diferentes faixas etárias, o público experienciará toda a diversidade programática do Sesc São Paulo.

Um dos grandes destaques da programação musical é a série de shows associada a arquétipos da cultura universal. Com esta referência, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, será o Bruxo; a cantora e compositora Zélia Duncan será a Amazona; Lirinha, cuja obra é marcada pela forte oralidade e pela performance, será o Trovador; o rapper Emicida, por sua carreira em batalhas de freestyle (rimas de improviso), o Guerreiro; o compositor André Abujamra, com suas canções fortes e singelas, será o Sábio; e a cantora Tetê Espíndola, com suas referências aos sons da natureza, a Fada.

Para os espetáculos teatrais, foram escolhidas obras com referências literárias, como é o caso da homenagem ao centenário de nascimento do escritor argentino Júlio Cortázar, com a peça “Imago – Uma lua n’água”, com o Grupo Matula Teatro. No campo das adaptações, serão apresentadas as peças “O filho eterno”, baseada no romance homônimo de Cristovão Tezza, com a Cia Autores de Laura; e “Carta ao pai”, baseada no clássico de Kafka, com Denise Stoklos. Já o ator Marat Descartes vai levar ao palco “O natal de Harry”, texto do romancista e dramaturgo inglês Steven Berkoff; e o diretor Tomás Resende vai apresentar a peça “A hora errada”, escrita pelo romancista e quadrinista Lourenço Mutarelli.

Com menu diversificado, incluindo documentários, animações, longas de ficção, além da criação de uma trilha sonora ao vivo para um clássico das telas, a programação de cinema trará obras para adultos e para crianças, como “O menino e o mundo”, de Alê Breu; “Uma história de amor e fúria”, de Luiz Bolognesi; “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, e o documentário “Eduardo Coutinho, 7 de outubro”, de Carlos Nader. Já a exibição de “A fantástica fábrica de chocolate” (1971), de Mel Stuart, será acompanhada pelo CineConcerto da Trupe Chá de Boldo.

Já os espetáculos de dança trazem como referência o universo do livro, com coreografias inspiradas em obras literárias, na relação com o livro enquanto objeto e no caráter imaginativo das narrativas. Serão apresentados os espetáculos “Livro”, de Margô Assis, em parceria com o artista plástico Eugênio Paccelli Horta; “Eu em ti”, com a Cia Boreli de Dança, inspirado no poema homônimo de Adalgisa Nery; “Clariarce”, de Jussara Miller, inspirado no romance “Água Viva”, de Clarice Lispector; e “Pequena Coleção de Todas as Coisas”, da Cia Dani Lima, para o público infantil.

A arte circense, com suas narrativas e personagens tradicionais, também estará presente no Anfiteatro, com o “Circo de Pulgas”, da Cia K, “O Descotidiano”, da Companhia do Relativo, e “WWW para freedom”, do grupo Barracão Teatro. Os espetáculos, cujas narrativas tratam da liberdade, da guerra e conflitos internos, atendem a públicos de todas as idades.

Para o público infantil, a curadoria do Sesc selecionou oito peças teatrais, como “Felpo Filva”, baseado em Eva Funari, “Cocô de passarinho”, inspirado em “Matilda”, de Roald Dahl, com a Companhia do Fubá, e “As bruxas da Escócia”, livremente inspirada em Shakespeare, entre outras. Também em música, as crianças terão uma programação especial, com a apresentação da Banda Mirim, os grupos Mawaca, Nhambuzim, Gangorra, além da Companhia Sinfônica de Bolso com a Companhia Mevitevendo apresentando a música de Claude Debussy.

O palco do Anfiteatro ainda receberá espetáculos literários em que a literatura é a linguagem artística principal. É o caso do show “Solidão no Fundo da Agulha”, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e sua filha, a cantora Rita Gullo. Loyola Brandão vai contar curtas histórias, marcadas por músicas que fazem parte de sua memória afetiva. Já o cantor, compositor e escritor Zeca Baleiro vai traçar um panorama da literatura em sua vida, apresentando ao público a conexão entre literatura e música em seu processo criativo.
BiblioSesc (Praça da Palavra: G298, Alameda G. Praça de Histórias: C800, Alameda C)
Duas praças, com quatro caminhões biblioteca e 120 atividades para o público. O  BiblioSesc, ocupará a Praça de Histórias e a Praça da Palavra com uma programação que vai de contação de histórias a espetáculos de música e literatura, sempre buscando o prazer de ler e de ouvir uma boa e bela narrativa, estes espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura. Destaque da programação é o “Clássicos da Periferia”, com importantes rappers recontando, à sua maneira, clássicos da literatura mundial. Entre os convidados estão Ellen Oléria, que vai recriar o romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; Rappin Hood, que dará outra roupagem ao clássico da filosofia “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel; OGI, que escolheu reler “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell; e outros, como Rael, Marcelo Gugu, Xis, Nega Gizza e GOG.
Edições Sesc (K500, Alameda K)
O estande das Edições Sesc São Paulo é uma atração à parte. O visitante que passar pela Alameda K do Pavilhão do Anhembi terá uma série de experiências e possibilidades de leitura, com lançamentos de livros, bate papos e intervenções artísticas. Algumas das atrações: Vestindo Joseph Beuys: Experimentando outras possibilidades de fruição da obra artística, a ONG Mais Diferenças, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público para vivenciar o universo do artista plástico alemão Joseph Beuys; intervenções sonoras e literárias; encontros poéticos como o que acontecerá entre Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, mãe e filha que conversam sobre suas influências, afinidades, diferenças poéticas e muito mais.

Transporte
Para os visitantes que utilizarem o metrô, haverá transporte gratuito à disposição. Os ônibus circularão, em trajeto de ida e volta ao Parque Anhembi, a partir da estação Tietê do Metrô (Linha Norte-Sul) durante todos os dias da semana, e partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha Leste-Oeste) apenas aos finais de semana, iniciando o serviço sempre uma hora antes da abertura do pavilhão, até uma hora após o fechamento do evento.

Programação em números 
  • 1500 horas de programação
  • Mais de 400 atrações
  • Total de 186 autores nacionais
  • Total de 22 autores internacionais
  • Oito espaços culturais
  • Cozinhando com Palavras: 39 apresentações e 45 convidados
  • Arena Cultural: 32 mesas e 32 convidados (25 nacionais e 7 internacionais)
  • Escola do Livro: 41 mesas e 49 convidados (45 nacionais e 4 internacionais)
  • Salão de Ideias: 34 mesas e 121 convidados (111 nacionais e 15 internacionais)
  • Anfiteatro: Capacidade para 163 pessoas, mais 3 lugares para cadeirantes, o local traz 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema
  • Espaço Imaginário e Mirante: 21 árvores temáticas; 100 atividades programadas; 650 metros quadrados
  • Praça da Palavra e Praça de Histórias - Bibliosesc: Cerca de 70 atrações
  • Edições Sesc: 31 atrações
Na edição anterior
  • 750 mil pessoas visitaram o evento
  • 346 expositores nacionais (22% a mais do que a edição anterior - 2010)
  • 134 expositores internacionais (110% maior que a Bienal de 2010)
  •  Os investimentos chegaram a R$ 32 milhões
Ingressos
  • Sextas, sábados e domingos - R$ 14,00 (valor inteiro) e R$ 7,00 (valor de meia-entrada*).
  • Segunda a quinta - R$ 12,00 (valor inteiro) e R$ 6,00 (valor de meia-entrada*).
  • Pontos de venda oficiais: Credicard Hall e Ticket For Fun, em pontos espalhados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e Goiás.
  • Serão aceitos cartões de crédito, débito, dinheiro e Vale Cultura (empresa Alelo).www.bienaldolivrosp.com.br/Visitar/Ingressos/
    *Meia-entrada: matriculados no SESC-SP na categoria comerciário, mediante a apresentação do cartão de matrícula na entrada da Bienal, compra limitada a seis ingressos por pessoa; estudantes, EJA, mediante apresentação do documento comprobatório válido; usuários de aparelhos Samsung, mediante apresentação do mesmo na entrada; titulares do cartão Vale-Cultura Alelo.
Patrocinadores
ALELO (VALE-CULTURA), BNDES, SEBRAE, CORREIOS, SAMSUNG. Patrocinador de e-commerce: SUBMARINO.  Parceiro de Divulgação: CATRACA LIVRE. Apoio Cultural: ITAU CULTURAL E LOJAS AMERICANAS. Gráfica oficial: ARVATO. Apoio: JUNDU E INTERNATIONAL PAPER

Serviço
23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
22 a 31 de agosto de 2014Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP)De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 22h (*dia 31/8 somente até às 21h).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.