quarta-feira, 27 de agosto de 2014

.: Viagem Literária levará escritores para 80 cidades do interior e litoral de SP

Programa gratuito acontecerá nas bibliotecas municipais e levará diversos autores como Carolina Munhóz, Carla Caruso, Alonso Alvares, Heloisa Prieto entre outros.


Em setembro, começa a segunda parte do Viagem Literária, programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  que percorrerá 80 cidades paulistas, levando autores para palestras e bate-papos, realizados gratuitamente nas bibliotecas locais. Sucesso entre as crianças de todas as idades, diversas obras literárias são apresentadas pelo seu próprio autor transformando a relação das crianças e adolescente com os livros. 

O segundo módulo do programa, voltado para o público infantojuvenil, acontecerá entre os dias 1º de setembro a 01 de outubro e reunirá 16 escritores, que realização workshops em 80 cidades do interior e do litoral.  Os escritores convidados são: Alonso Alvarez, Caio Riter, Carla Caruso, Carolina Munhóz, Clóvis Bulcão, Edson Gabriel Garcia, Heloisa Prieto, Ilan Brenman, Índigo, Jonas Ribeiro, José Roberto Torero, Leandro Narloch, Luiz Puntel, Luiz Roberto Guedes, Raphael Draccon e Ricardo Ramos Filho. 

A terceira etapa, destinada aos leitores adultos, será realizada em outubro. A programação será definida e divulgada em breve. 

Números 2013: 
Em 2013, o programa Viagem Literária percorreu 70 cidades, atingindo um público total de aproximadamente 28 mil pessoas. “A cada ano o programa abrange mais cidades, pois o histórico mostra que após a ação, a comunidade se aproxima mais das bibliotecas, aumentando a frequência e a retirada de livros”, afirma a coordenadora do Viagem Literária na SP Leituras, Ana Carolina Nogueira. 

A programação apresenta diversos autores brasileiros como Monteiro Lobato, Assis Lima, André Neves, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Ronaldo Brito, Regina Chamlian, Helena Alexandrino, entre outros. Mas a literatura estrangeira também tem espaço, com obras de Hans Christian Andersen (autor de a Pequena Sereia), Irmãos Grimm e James Matthew Barrie (autor de Peter Pan), entre outros. “Permitir que as crianças toquem e folheiem os livros é muito importante para que elas possam criar um contato mais íntimo com as obras. É a partir desse momento que os livros começam a se tornar interessantes, parte do cotidiano e adquirem gosto pela leitura. Tudo o que procuramos proporcionar no programa Viagem Literária é esse despertar e essa paixão pela literatura, que não aparecem de repente, têm que ser incentivados”, afirma a coordenadora da Unidade de Biblioteca e Leitura, Adriana Ferrari. 

Cidades participantes do Viagem Literária 2014:
Águas de Lindóia, Araraquara, Anhumas, Apiaí, Araçariguama, Arujá, Auriflama, Bady Bassitt, Bastos, Batatais, Boituva, Buritama, Cananéia, Catanduva, Cedral, Cruz das Posses, Diadema, 
Fartura, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Garça, Gastão Vidigal, Guapiaçu, Guararema, Ilha Comprida, Itanhaém, Ilhabela, Itapuí, Itapeva, Jundiaí, Lins Limeira, Leme, Lençóis Paulista, Lourdes, Macatuba, Mauá, Miguelópolis, Mirante do Paranapanema, Mirassol, Mococa, Monte Mor, Monte Aprazível, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Pacaembu, Palmital, Praia Grande, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Pontal, Potirendaba, Pratânia, Presidente Venceslau, Promissão, Pompéia, Rancharia, Ribeirão Corrente, Rubinéia, Santana de Parnaíba, Santa Barbara D’ Oeste, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, Santo André, São João das Duas Pontes, São Roque, São José do Rio Preto, Sorocaba, Socorro, Sumaré, Suzano, Taguaí, Três Fronteiras, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista. 

Bibliotecas e Leitura:
O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo dedicados à valorização das bibliotecas públicas e ao estímulo à leitura. A Secretaria mantém, por meio da coordenação do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação, periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas, que acontece em novembro. A Secretaria também mantém, na Capital, a Biblioteca de São Paulo, modelo do conceito de “biblioteca viva”, que busca propagar por meio do SisEB. Além dos museus relacionados à palavra escrita – Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida – realiza também o Prêmio São Paulo de Literatura, que anualmente reconhece e premia os melhores romances publicados em língua portuguesa em todo o País.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.