sábado, 27 de setembro de 2014

.: José Luiz Tahan, o perfil do idealizador da "Tarrafa Literária"

O acaso levou o livreiro e editor José Luiz Tahan a iniciar na profissão. Aos 18, vivendo uma dura fase financeira com a família, conseguiu seu primeiro emprego na livraria "Iporanga", graças a um mal entendido com o recado de uma vizinha. Era frequentador do espaço desde menino, quando comprava quadrinhos, e aos poucos foi crescendo na profissão até tornar-se sócio do negócio.

Quando começou como balconista em outubro de 1990 as livrarias eram diferentes. A memória era humana, não havia internet, nem megastores. Os best-sellers reinavam meses, sem descontos agressivos depois de uma semana à venda.

A tradicional livraria santista decidiu encerrar o negócio – e com ele todos os negócios do complexo. Do fim da "Iporanga" nasceu a "Realejo", criada por Tahan e construída com a filosofia e o aprendizado adquiridos. Buscava trazer escritores a Santos, para aproximá-los de seus leitores. O primeiro livro da futura editora foi viabilizado também em seu balcão, num bate-papo com o grande ponta esquerda do Santos, Pepe, enquanto folheava o jornal da cidade.

Quando a "Realejo" surgiu, já começou repleta de experiências, porém com o mercado e os leitores em transformação. As livrarias precisavam crescer para competir com livrarias de rede, e os estoques estavam aumentando, juntamente com os catálogos, que chegavam agora por consignação, tirando do livreiro a liberdade de escolha. 

Por três anos, a "Realejo" chegou a ter uma filial em um shopping da cidade, mas a crise e a experiência exigiram foco e a segunda loja foi fechada. Tahan considerou que o caminho era concentrar-se em gerar conteúdo e usar a experiência de ter trazido para a sua cidade centenas de autores por mais de duas décadas. E assim nasceu a o festival Tarrafa Literária em 2009. 


Tahan vive numa livraria de rua, atendendo leitores, publicando livros e realizando desde lançamentos na livraria até um grande festival que celebra e festeja o encontro do leitor com seus escritores preferidos. Esse conjunto de ações formam a identidade do inquieto livreiro.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.