sexta-feira, 3 de outubro de 2014

.: Outubro: Cinderela estreia no Teatro Folha

Sob direção de Isser Korik, clássico conto de fadas ganha forma dinâmica com doze personagens interpretados por dois atores;


Para revisitar Cinderela sem cair na mesmice ou frustrar as expectativas das crianças, o diretor Isser Korik optou por preservar o conteúdo e trabalhar com a forma desse clássico conto de fadas que estreia dia 4 de outubro no Teatro Folha, e promete surpreender por sua teatralidade.

Em cena, dois atores interpretam doze personagens. Ian Soffredini e Michelle Zampieri fazem, cada um, seis papeis distintos. Em ritmo dinâmico, eles entram e saem do palco, ora como uma bela e delicada moça, ora como um gato muito malvado, ora como frágeis ratinhos, ora como megeras, ora como príncipe, ora como fada, e assim por diante.

“A ênfase na composição dos atores para cada personagem e sua preparação técnica é a chave do espetáculo. Ter apenas dois atores em cena é dinâmico. Isso desperta a curiosidade das crianças”, explica Isser.

Essas mudanças rápidas de papéis atraem o olhar para a arte de compor um personagem. As crianças percebem as transformações dos atores e são justamente fisgadas e encantadas por elas. A partir da segunda cena, no entanto, ninguém mais nota que o elenco é formado por apenas duas pessoas. Michele e Ian configuram uma verdadeira multidão.

O rápido vaivém de muitos personagens exige dos atores um vasto repertório de vozes, de linguagem corporal, de jeitos e trejeitos que são a graça e o diferencial de cada figura em cena. Michele explica que é preciso “habilidade e cuidado na hora de encarnar e desencarnar papéis para não confundir o espectador”. Ian acrescenta que essa mudança significa “uma troca energética, e não apenas uma mudança no figurino”.

Também é destaque o toque moderno na encenação. Um exemplo é a mimada Anastácia, irmã postiça de Cinderela, que tem um jeito enjoado de se expressar. Ela fala usando os termos típicos dos adolescentes atuais de forma caricatural. Ian imitou o comportamento de uma menina com quem estudou na escola para dar vida a sua Anastácia, uma jovem má, afetada e hilária.

O número reduzido de atores em cena aparenta leveza. A pluralidade de personagens gera velocidade. A interpretação provoca risos. Tais aspectos fazem desse Cinderela um espetáculo único: sutil, dinâmico e muito bem-humorado.

SOBRE O DIRETOR: Isser Korik (direção geral)
Diretor, ator, produtor, tradutor e dramaturgo, coleciona trabalhos marcantes como comediante em quase 30 anos de carreira. Entre eles, “Vacalhau & Binho”, de Zé Fidélis, que permaneceu oito anos em cartaz; “O Dia que Raptaram o Papa”, de João Bethencourt; e, recentemente, “E  o Vento não Levou”, de Ron Hutchinson, e “Toda Donzela Tem um Pai que é uma Fera”, de Gláucio Gill. Como diretor se destaca na comédia e no humor. Concebeu “Nunca se Sábado...”, apresentado por quatro temporadas sob sua direção-geral, que marcou a cena paulistana. Dirigiu o sucesso “A Minha Primeira Vez”, de Ken Davenport; a trilogia cômica de Alan Ayckbourn “Enquanto Isso...”; “O Mala”, de Larry Shue; o projeto “Te Amo, São Paulo”, que reuniu grandes nomes da dramaturgia paulista; além dos infantis “A Pequena Sereia”, de Fábio Brandi Torres; “Grandes Pequeninos”, de Jair Oliveira; “O Grande Inimigo”; “Cinderela” e “Ele é Fogo!”, de sua autoria, tendo recebido por esse último o Prêmio APCA. É diretor artístico da Conteúdo Teatral.

SOBRE OS ATORES
Ian Soffredini – é credenciado pela City University London, pelos estudos concluídos na Academy of Creative Training, de Brighton, e na Arts Educational School London, de Londres. Trabalha como ator e diretor ininterruptamente nas companhias Cia. Do Pátio e Nucleo EsTeP desde 2006. Também é curador do “Improvisorama”, festival de improvisação que reúne os principais grupos do gênero no Brasil e no exterior.

Atua nos espetáculos “Cinderela”, “Finalmente Tudo” e “Batalha de Improviso”. Também dirigiu e idealizou pesquisa de arte espontânea, com apresentações de espetáculos inéditos e improvisados, por meio de propostas da plateia – tendo origem a peça “Espontânea”, que estreou em 2012 sob sua direção e continua em cartaz na 5ª temporada. Em parceria com o Grupo XPTO, adaptou e interpretou “Romeu e Julieta”, apresentado no Festival Internacional de Teatro de Objetos, promovido pelo SESI. 

Atuou nos espetáculos “A Minha Primeira Vez”,  com direção de Isser Korik; “A Bela Adormecida”, com direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e “Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena reflexão cômica” – com texto, direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini; “Nunca Se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio Torres.

Michelle Zampieri – é atriz, cantora e dubladora. Formada pela Escola de Atores Wolf Maya, em São Paulo, trabalhou nas peças "Nos Embalos da Jovem Guarda Show", de Marllos Silva; "Carlos Gomes - Sangue Selvagem", de José Renato; "Curto Circuito", de Pablo Diego e "A Bela Adormecida", de Paulo Henrique Jordão. Especializada em dublagem, participou do musical "Cocoricó", da Chaim Produções e TV Cultura; dublou a atriz Natalie Portman e deu voz a personagens de telenovelas latino-americanas como "Sueña Conmigo"; "11-11", da Nickelodeon; e "Una Maid in Manhattan", campeã de audiência latino-americana veiculada em Moçambique e Angola. Michele também dublou personagens em seriados de TV norte-americanos como "Revenge"; a série teen "Austin & Ally", da Disney; e os infantis "Monster High" e "Lalaloopsy".

FICHA TÉCNICA
Elenco: Ian Soffredini e Michelle Zampieri
Figurinos e adereços: Inês Sacay
Produção:  Isabel Gomez e Felipe Costa
Preparação Corporal: Vanessa Guillén
Preparação Vocal: Madalena Bernardes
Assistência de Direção: Eduardo Leão
Cenário, Iluminação e Direção Geral: Isser Korik
Duração: 60 minutos
Classificação etária: a partir de 3 anos 

SERVIÇO – CINDERELA
Local: Teatro Folha
Estreia: 4 de outubro
Temporada: até 21 de dezembro
Apresentações: sábado e domingo, 16h.
Ingresso: R$25,00*.
*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br
Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 25% desconto / Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado /  Estacionamento do Shopping: R$ 12,00 (primeiras duas horas)  / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / Patrocínio:Folha de S.Paulo, CSN, Original, Alupar Cemig, Wickbold, Dudalina, Netshoes e Grupo Pro Security.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL
O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de dez anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, e do Teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Essa frente conta com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação da empresa, ao todo, as casas somam 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças para os públicos adulto e infantil, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”,“A Pequena Sereia”,“Grandes Pequeninos” e “Branca de Neve e os Sete Anões” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”,“Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”,“Te Amo, São Paulo” e a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” –, o musical “Um Violinista no Telhado”, e mostras como o “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em sua primeira edição, reuniu os melhores grupos de improviso do Brasil, como a Cia. do Quintal e Barbixas, entre outubro e novembro de 2013. A iniciativa marcou os oito anos do Teatro Amil.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.