quinta-feira, 23 de outubro de 2014

.: Van Gogh: 125 anos de pura inspiração


A Holanda homenageará em 2015 um de seus filhos mais ilustres: Vincent van Vogh. Para lembrar o 125º aniversário do falecimento do pintor, eventos, exposições e inúmeras intervenções culturais estão sendo organizados por todo o país para contar sua história e legado.

Na província de Noord-Brabant, as comemorações já se iniciaram com uma ciclovia interativa. O projeto, criado pelo designer holandês Daan Roosegaarde, consiste em uma ciclovia composta por pedras fotossensíveis que acendem à noite e criam belos reflexos de luz quando as bicicletas passam. A pista é uma homenagem a Van Gogh, que viveu na região durante alguns anos de sua vida, em alusão ao seu famoso quadro A Noite Estrelada.

Os museus Van Gogh, em Amsterdam; Kröller-Müller, em Otterlo; e Noordbrabants Museum, em Den Bosch, que reúnem as maiores coleções do artista em todo mundo, homenagearão o pintor com exposições especiais em torno do tema “Van Gogh – 125 anos de inspiração”.

Nova Exposição no museu Van Gogh, a partir de 28 de novembro
O Museu Van Gogh, em Amsterdã, abriga e administra a maior coleção de Vincent van Gogh do mundo. Com 200 telas, 500 desenhos e 750 documentos, o museu atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. A nova exposição vai mostrar cerca de 1.100 produções, entre cartas e desenhos, que raramente são exibidas porque são muito sensíveis à luz.

Todos os aspectos da vida e obra do pintor – da orelha cortada ao suicídio – serão discutidos em detalhes. Pela primeira vez, o museu vai apresentar a história completa: o artista, o contexto, as suas ambições pessoais, suas emoções, os mitos e sua influência até os dias de hoje, mostrando o porquê Van Gogh é um artista universalmente reconhecido.
  
Em três instalações, crianças e adultos serão estimulados de forma lúdica a observarem atentamente às pinturas e objetos retratados na arte de Van Gogh. As obras estarão expostas em uma altura ideal para os pequenos, acompanhadas por objetos autênticos e explicações estimulantes.

Van Gogh no Parque Keukenhof, entre 20 de março e 17 de maio de 2015
Famoso por suas tulipas, o parque Keukenhof, localizado em Lisse a cerca de 30 quilômetros de Amsterdã, também homenageará o pintor. O destaque será um mosaico floral de 250 metros quadrados baseado em um auto-retrato do artista, que será revestido por tulipas coloridas.

Sobre Van Gogh
Uma das mais importantes figuras da arte mundial, Van Gogh (1853-1890) nasceu em Groot-Zundert, no sul da Holanda, e é até os dias de hoje motivo de orgulho para todo os holandeses. Em vida, ele vendeu apenas uma pintura, mas hoje sua obra é muito reconhecida.

Van Gogh experimentou a vida e o mundo apaixonadamente, ele queria expressar em sua arte os grandes temas da condição humana - a ansiedade, o sofrimento, o amor e a esperança. Com seu estilo único de pintura, usou a luz e as cores para expressar as emoções.

Sobre a Holland Alliance
Composta por quatro empresas, NBTC Holland Marketing, KLM Royal Dutch Airlines, Aeroporto Schiphol de Amsterdã e Amsterdam Marketing, a Holland Alliance chegou ao Brasil em 2012 para uma campanha conjunta de promoção da Holanda. Com o objetivo de divulgar o destino por meio de seus aspectos culturais, estilo de vida holandês e belezas naturais, a Holland Alliance conta ainda com o apoio de diversas instituições ligadas ao turismo local. Para mais informações, acesse: www.holland.com e no Facebook “Visite a Holanda”.

+ Van Gogh
Vídeo de divulgação do ano de Vincent van Gogh na Holanda: http://goo.gl/4EFzNv
Programação completa em http://goo.gl/toSeLs

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.