terça-feira, 23 de dezembro de 2014

.: Os órfãos de American Horror Story: Freak Show

Todas as nuances de tons da vida de um cabeça de alfinete
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2014


De acordo com as palavras de Elsa Mars (Jessica Lange), ao iniciar "Orphans", o décimo episódio de American Horror Story: Freak Show, "a morte de um monstro amado é sempre uma tristeza, mas nunca uma surpresa." De fato, ainda mais se considerarmos as várias e variadas mortes desta temporada do seriado de Ryan Murphy e Bradley Buecker.

Enquanto somos envolvidos com Elsa discursando em um tom amoroso, as imagens de Salty (Christopher Neiman) morto transmitem certa paz. Entretanto, no olhar de Pepper (Naomi Grossman) nota-se a guerra interna -não aceitação da morte de causas naturais de sua alma gêmea. Ali, naquele ambiente sujo, aos poucos conecta-se a linda história de amor que envolve: Elsa, Pepper, Salty e até Ma Petite.


Contudo, para conhecer a vida de Pepper, mais uma vez, temos todo o poder de sedução de Jessica Lange rejuvenescido. Ao contar a história da primeira aberração adotada, Elsa retorna ao ano de 1936. Jovem e bela, senhorita Mars, que não gostava de trabalhar para outros e queria estar no comando, tem a grande ideia: um show feito pelos esquisitos, afinal uma guerra estava por vir e somente eles estariam disponíveis. A ideia era simples: "'Eles iriam pelas aberrações, mas ficariam para a estrela."

Eis que surge a primeira aberração da coleção de esquisitos. 
Sim! Finalmente, um episódio que destaca a cabeça de alfinete, Pepper e, ainda de quebra, faz conexão com a segunda temporada, "Asylum", trazendo novamente -para a alegria de muitos fãs de AHS-, a freirinha mais sapeca de todos os tempos: Mary Eunice (Lily Rabe, como atriz convidada). 

Cheia de amor por seu primeiro bichinho, a bela resgata Pepper de um orfanato. Sem conhecer o pai e sem ter mãe, ela fora deixada no lugar pela irmã. Embora tivesse mais do que 18 anos, 
Pepper tinha a mente de uma criança. Logo, pode ser adotada facilmente. O que pensou Elsa? "Eu a amava! Meu primeiro monstro."
Diante de um amor incondicional pela aberração, Elsa notou as necessidades maternais de Pepper e -mais uma vez, para a nossa alegria- fez de tudo para adotar o minúsculo animal de estimação do marajá de Kapurthala: a mega meiga, Ma Petite (Jyoti Amge)! Por fim, a cabeça de alfinete ganha alguém para amar: Salty. Família completa e feliz!!


Vale ressaltar que "Orphans" é muito bem contextualizado e fecha muitos detalhes que estavam sem explicação. Com cada pingo no seu "i", é Desiree (Angela Basset) quem rouba a cena e ocupa a segunda posição de destaque neste episódioAo interpretar a "triteta" ela simplesmente esbanja talento de modo marcante: seja em uma cena curta ou mais longa.Como não amar Angela Basset? Numa postura incrível, a voz firme e melódica dá o tom de cada cena distinta, mesmo sendo uma sequência. Seja ao narrar uma historinha infantil para Pepper, de modo amoroso ou a total propriedade ao mandar a cabeça de alfinete arrumar tudo o que tirou do lugar. "Você terminou? Bom. Agora, pode limpar toda essa m*rda."

Na mudança do meigo para o carrasco, Basset não se perde e assume a postura de uma boa mãe: cuida quando está mal e pune diante do erro. Ainda na aba de Pepper e Desiree, outra personagem chamou a atenção:
Maggie (Emma Roberts). Aqui, a impostora, inicialmente, faz previsões fofas, mas decide ser grosseira, fala o que pensa e acaba chateando Desiree. Na tentativa de se reaproximar da triteta, Maggie conta o que ela e Stanley fazem ali. Faz uso até de provas para que a morena acredite nela.
Em tempo, o desmaio de Maggie no Museu de Morbidades foi incrível e surpreendente, pois retratou todo o amor que ela sente por Jimmy Darling (Evan Peters). Outro detalhe: "Orphans" é excelente, embora tenha deixado Dandy (Finn Wittrock) totalmente de fora!
Enfim, em meio a tantos talentos fica difícil aceitar que esta temporada esteja chegando ao fim e nós, fãs, ficaremos órfãos por um longo tempo. Pensando por outro lado, os hiatos não são tão ruins, o fim das temporadas é que são. Talvez um beijinho de Elsa Mars na palma da mão resolva!

Seriado: American Horror Story: Freak show
Temporada: 4
Episódio: 10 - "Orphans”
Exibido em: 17 de dezembro de 2014, EUA.

Elenco: Jessica Lange, Sarah Paulson, Evan Peters, Emma Roberts, Mat Fraser, entre outros. 



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.