segunda-feira, 27 de abril de 2015

.: Instituto Alana: BuZum! apresenta novo espetáculo, Máquinas

O projeto que já esteve em mais de 520 escolas em cinco anos de estrada, traz o teatro de bonecos ao Instituto em seis sessões


Com mais de 150 mil quilômetros rodados, num total de 4.450 apresentações ao longo de cinco anos, desta vez o BuZum! estaciona no dia 29 de abril, no Jardim Pantanal, para apresentar Máquinas no Instituto Alana, em São Paulo.

Criada por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, Máquinas, conta uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte com o objetivo de chegar a Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Eles começam a caminhar e atravessam desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até que ele inventa a roda, e a viajam de charrete.

Ao notar as características de cada tipo de transporte, os personagens desenvolvem novas formas de se deslocar até conseguirem chegar à lua. O BuZum! conta essa história por meio do teatro de bonecos e de sombras, com trilha sonora original assinada por César Maluf.

‘Queríamos mostrar às crianças que a evolução dos meios de transporte pode ser mostrada de forma criativa e lúdica’, conta Mari Gutierrez, criadora do espetáculo. ‘Para isso, criamos diversos desafios durante o espetáculo e as crianças embarcam junto com os protagonistas’, conta.

Instituto Alana: O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

BuZum!: A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em 520 escolas, num total de mais de 150 mil quilômetros rodados. Nos cinco anos em que está na ativa, e 4.450 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de cerca de 180 mil crianças e professores em 200 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 45 espectadores por sessão. Atualmente, são três ônibus que viajam para cidades diferentes durante todo o ano letivo, tendo apresentações em todos os dias da semana, em localidades diversas.

Em 2014, o BuZum! conquistou com a peça Intolerância os prêmios de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original, no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa). Os espetáculos escolhidos para a premiação receberam a avaliação de um corpo de jurados formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa. Para concorrer ao Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem é necessário que as peças tivessem estreado entre o primeiro e o segundo semestre de 2014, com no mínimo 14 apresentações.

Repertório: O repertório da companhia tem cinco peças para crianças: Darwin BR, inspirado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação, e 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. A companhia acaba de estreiar Máquinas, sobre a história dos meios de transporte e até o fim de 2015 estreia o espetáculo Energia, sobre fontes de energia.

Educação: As peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo Instituto Saberes um material pedagógico entregue para as escolas antes e depois da chegada do BuZum!. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português’, conta Mariane. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno.

O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

As crianças também ganham, ao final das apresentações, um teatrinho de papel para que inventem suas próprias histórias depois da passagem do BuZum! e se sintam mais próximas da linguagem teatral podendo criar seus personagens e enredos.

Serviço:
BuZum! apresenta Máquinas no Instituto Alana
Dia 29 de abril, quarta-feira, às 9h, 9h40, 10h20, 14h, 14h40, 15h
Endereço: Rua Erva do Sereno 642 - Jardim Pantanal

Gratuito
Classificação: Livre
Mais informações em www.buzum.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbuzum
Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoBuZum
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.