terça-feira, 30 de junho de 2015

.: Canvas abre mostra individual de Katharina Welper

Essa é a primeira exposição da artista em São Paulo e a inauguração
acontece no dia 14 de julho, com entrada franca


Dona de traços delicados e sutis, sempre prontos para contar uma história. Esta é a proposta do trabalho da artista plástica carioca Katharina Welper, que expõe pela primeira vez em São Paulo, na Canvas Galeria de Arte, a partir de 14 de julho. “Trata-se de um trabalho extremamente marcante e genuíno. Katharina pinta como se não tirasse o pincel da tela e a partir deste traço surgem imagens e mensagens incríveis”, diz Rodrigo Brant, da Canvas, idealizador da vinda da artista para São Paulo.

A artista, que no ano passado mostrou seu trabalho em Berlin (Alemanha) e, em 2013, na Finlândia, apresenta uma linguagem pictórica resultado de uma profunda pesquisa da arte etrusca, persa e grega, onde a estética dos mosaicos traduzia o mistério da figura humana envolta em elementos geométricos e naturais. “Desenvolvi a pintura de cavalete recriando imagens de forma contemporânea. Não me preocupei com a relevância dos personagens ou da cena. O destaque é dado no momento do registro. Minha intenção é fazer com que o observador tenha outra percepção do tempo, onde as formas, que normalmente são descartadas, ganham corpo”, define Katharina.

Ela conta sobre seu processo de criação: “Eu pego a imagem, amplio e, pela observação, trabalho as cores e modificações desejadas diretamente na superfície, sem o recurso da manipulação gráfica. Isso combina com o que eu gosto de fazer na arte, que é trabalhar com calma, resgatando o caráter qualitativo da obra. Faço e desfaço tudo que não está bom e esse empenho faz parte do trabalho, que não é feito somente da ideia do artista, mas do tempo e do esforço dispendido no processo de execução”.

A individual Linhas do Tempo fica na Canvas até 31 de julho, com entrada gratuita. “Sem dúvida que é uma grande oportunidade para conhecer um trabalho moderno e de vanguarda. Mais uma ação da Canvas que prima por trazer os grandes artistas para conhecer o público e assim difundir a Cultura”, diz Brant.
  
Sobre Katharina: Carioca, formada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, e o ateliê de Jerry Morran, em Nova Orleans, EUA. Ao retornar ao Brasil, Katharina assumiu a cadeira de livre docência do Instituto de Arte da UERJ, além de lecionar técnica de mosaico na ONG Sociedade Qtrop, conciliando com suas palestras na Oficina de Arte do SESI-RJ. Nos últimos anos renunciou ao mundo acadêmico e se dedicou exclusivamente à produção em seu estúdio na Mata Atlântica carioca.

Participações de Katharina

Arte em movimento - Berlin - Alemanha - Coletiva / 2014

Diálogo - Ava Galleria - Helsinki - Finlândia - Coletiva / 2013

Lugar Comum - Palácio do Quitandinha - Petrópolis / RJ - Coletiva / 2012

Linha Moiras - Galeria TNT - Rio de Janeiro - Individual / 2012

Believe It - Galeria TNT - Rio de Janeiro - Coletiva / 2009

Katavento - Câmara dos Deputados - Brasília / DF - Individual / 2007

Seleções da Arte Contemporânea - Centro Cultural dos Correios - Coletiva / 2007
Galeria Haus - Rio de Janeiro - Individual / 2006


SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO – 14 DE JULHO, das 19h às 22h.
EXPOSIÇÃO – DE 15 A 31 DE JULHO, das 11h às 19h.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábado: das 11h às 15h.
Endereço: Avenida Europa, 715.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.