quarta-feira, 22 de julho de 2015

.: Artista plástico Marcos Akasaki expõe na Galeria Braz Cubas

A exposição de pinturas e cerâmicas “A Vida em Reflexo e Transfiguração”, do artista plástico Marcos Akasaki, com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, será aberta ao público no próximo dia 23, às 19h, na Galeria de Arte Braz Cubas, e pode ser visitada gratuitamente até 8 de agosto.

Vindo de diversas exposições nacionais e internacionais, Akasaki aposta em um trabalho centrado em raízes, que penetram no fundo na terra, e galhos representando raízes que se estendem para o alto, no ar. Guiado pela intuição, ele cria, a partir de desenhos e pinturas, formas, cores e texturas os mais diversos tipos de vegetais, constituídos por cerca de 400 mil espécies. Mas as árvores e flores também são temas constantes, pela simbologia ou pela riqueza das formas e entrelaçamentos que podem ser percebidos nos quadros.


Na Mostra, em contraposição às raízes, surgem os troncos e os galhos, iguais e contrários, semelhantes e diferentes. Baseado no princípio do múltiplo e do espelhamento, os trabalhos desenvolvidos em “cartões” de papel, de tecido e de tela são colocados em posições opostas, sequenciais, normais e invertidas. O resultado é um conjunto visual surpreendente para aqueles que visitarem a Mostra, que inclui peças de cerâmica agrupadas pelo artista. 

O objetivo é estabelecer um diálogo com o inconsciente, por meio de formas e desenhos figurativos ou abstratos que vão surgindo na tela em branco. As obras sugerem para o expectador a existência de um mundo interior rico e colorido, em contraste com o monocromático que, segundo o artista, as pessoas estão habituadas a ver. 


Sobre o artista
Marcos Shigueo Akasaki tem formação artística nas áreas do desenho, pintura, cerâmica, estampa e estilismo. A obra plástica dele ganhou notoriedade nos anos 90, consolidando-se nos últimos anos, quando elegeu o reino vegetal, particularmente as raízes, como fonte de inspiração.  

Ano passado, participou da Exposição na Colorida Galeria de Arte e Design – Lisboa, em Portugal no período de 29 a 19 de abril de 2014 e, antes, da exposição coletiva no Espacio Uruguay, além de várias outras mostras coletivas e individuais no Brasil.

Serviço
Mostra “A Vida em Reflexo e Transfiguração”, do artista plástico Marcos Akasaki, na Galeria de Arte Braz Cubas
Abertura: 23 de julho, às 19h
Visitação: de 24 de julho a 8 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h
Local: no segundo piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Endereço: av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.