quinta-feira, 30 de julho de 2015

.: "A Importância de Ser Perfeito" até domingo, no Teatro Miguel Falabella

Premiada pela APTR, SHELL, CESGRANRIO e FITA, montagem transporta a ação dramática da Londres vitoriana para o Brasil dos dias de hoje.

Fotos: Dalton Valério

“Um espetáculo agradável, divertido, inteligente, uma bela amostra de que teatro é bom quando é bom teatro”. Barbara Heliodora

“Os diálogos de cáustica observação da hipocrisia social, com o toque espirituoso e irônico sobre os códigos de convivência fazem dessa envolvente comédia uma peça de duradouro alcance”. Macksen Luiz

Dirigida por Daniel Herz, a montagem volta aos palcos do Rio em 2015 no Teatro Miguel Falabella, de 02 de julho a 02 de agosto, por meio do patrocínio da Casa do Adubo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

“A Importância de Ser Perfeito” transporta a ação dramática da Londres vitoriana para o Brasil dos dias de hoje e abocanhou, em 2014, três importantes prêmios: APTR (Figurino e Ator Coadjuvante para George Sauma), Shell e Cesgranrio (ambos na categoria Figurino); além dos Prêmios FITA de Melhor Direção, Categoria Especial pela tradução e adaptação e Melhor Espetáculo segundo o Júri Popular. A montagem cumpriu sua trajetória de sucesso no Rio nos teatros da Caixa Cultural, Maria Clara Machado, Vannucci e Leblon.

Uma vida de fanfarronices ou uma vida mais cordata? Casar por amor ou por conveniência? Manter uma vida de aparências ou assumir sua verdadeira origem? Esses são alguns dos paradoxos presentes na comédia “A Importância de ser Perfeito”, adaptação de Leandro Soares (criador da série “Vai Que Cola”, líder de audiência no segmento) para o clássico texto de Oscar Wilde, “The importance of being Ernest”. 

A adaptação narra a história de José Dourado, um homem que usa uma identidade dupla para poder se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. Agenor é primo de Patrícia Lobato, por quem José está apaixonado, mas Tia Augusta, mãe de Patrícia, é contra o relacionamento. Impedimentos amorosos também serão impostos à governanta Dona Glorinha e ao pastor Saulo Malaquias. Então uma trama do passado vem à tona para mudar o rumo dos personagens na história.

A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo "ColetivoAchadoNumaMala". Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais os elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.

A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio "O Epiceno Inglês – The Importance of Being Earnest, de Wilde", da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado no livro "Personas Sexuais", de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.

Sobre Oscar Wilde:
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin, na Irlanda, no ano de 1854, e morreu em 1900, auto-exilado em Paris, aos 46 anos de idade. Engenhoso dramaturgo e inspirado frasista, deixou poemas, romances, contos, ensaios e peças de teatro que compõem uma das principais obras literárias da língua inglesa. Entre suas obras mais conhecidas está o romance O retrado de Dorian Gray, as novelas O fantasma de Canterville, O crime do Lord Arthur Savile, o ensaio A alma do homem sob o socialismo, o poema A balada do cárcere de Reading e o texto de introspecção De profundis. Do período de grande sucesso literário e profissional estão as peças Salomé, O leque de Lady Windermere, Um marido ideal e A importância de ser Prudente.

Teaser 1:  

Teaser 2: 

Ficha Técnica
Texto: Oscar Wilde
Tradução e Adaptação: Leandro Soares
Direção: Daniel Herz
Elenco: Leandro Castilho, Leandro Soares, George Sauma, João Pedro Zappa, Anderson Mello, Marcio Fonseca, Pedro Tomé, Samuel Toledo
Stand-ins: André Dale, André Sigaud, Cadi Oliveira e João Sant'Anna
Assistência de Direção: Maria Eduarda Machado
Coordenação de Produção: Tárik Puggina
Direção de Produção: Carla Torrez Azevedo
Produtora Executiva: Amanda Cezarina
Idealização: ColetivoAchadoNumaMala
Figurinos: Thanara Schönardie
Cenário: Nello Marrese
Iluminação: Aurélio de Simoni
Música original e direção musical: Leandro Castilho
Fotografia: Dalton Valério
Programação Visual: André Vants e Raquel Alvarenga
Realização: Nevaxca Produções e Pantaleão Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

Serviço
“A Importância de ser Perfeito”
Gênero: Comédia 
Duração: 100 minutos
Temporada: De 2 de julho a 2 de agosto de 2015
Horário: Quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h
Local: Teatro Miguel Falabella - Norte Shopping – 2º piso
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5474 - Cachambi – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2597-4452
Ingresso: R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada)
Capacidade: 453 lugares
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.