quinta-feira, 23 de julho de 2015

.: Repórter Eco: Crianças podem ter um novo olhar para o mundo

O programa também traz uma matéria que sobre as áreas verdes existentes nas grandes cidades, e outra com um metalúrgico que faz réplicas de aeronaves com reciclagem


O nome do projeto já identifica sua proposta. Olhar para tudo é um trabalho de produção de filmes direcionados para o público infantil, que têm como foco estimular as crianças para uma ampla visão de mundo. A reportagem está na próxima edição do Repórter Eco, programa da TV Cultura que vai ao ar no domingo, dia 26 de julho, às 17h30.

Olhar para tudo é um canal na web de vídeos para crianças, criado pela arquiteta e artista plástica Andrea Pesek. Para despertar esse novo olhar, os filmes mostram várias direções. “Elegemos cinco direções para os olhares. O olhar para o outro é quando a gente coloca questões de cidadania e de natureza, como o cidadão se coloca como natureza. O olhar para dentro, que são os seus sentimentos, o funcionamento do corpo. O olhar de perto, que são as ciências exatas, que você focaliza uma coisa mais concentrada. O olhar para longe, que são as estrelas, os planetas, os mistérios da ciência. E o olhar de olhos fechados, que é quando você escuta, ouve uma poesia, uma música... são as artes".

Andrea ressalta que o que se pretende é despertar a curiosidade da garotada. “A gente não quer passar conhecimentos, mas a gente quer instigar a criança a ir em busca do conhecimento”.

A paixão do engenheiro Antonio Guedes pelas flores resultou na criação do site Áreas Verdes da Cidade, que dá dicas sobre como chegar e o que encontrar em parques do Brasil e do mundo visitados por ele. Mas a maioria está mesmo em São Paulo. “Eu quero mostrar que nas grandes cidades, especialmente no caso de São Paulo, onde a gente tem o maior número de visitas e postagens, que a cidade não é só concreto. Ela não é tão árida quanto as pessoas imaginam. Ela tem áreas onde as pessoas podem conviver com outras, podem entrar em contato com a natureza, com a fauna e a flora existentes".

Guedes ressalta os benefícios desse contato com o verde. “Eu espero que as pessoas entrem em contato com as áreas verdes e se sintam melhor. Especialmente nas grandes cidades, onde o stress é diário, a luta no trânsito. Essa coisa é muito complicada. Seria um pouco como um refúgio do corpo e da alma".

O Repórter Eco também mostra o trabalho do metalúrgico e artesão Adão Missias, que transforma sucata de aço em réplicas de aviões.

O Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, está no ar há 25 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.