quinta-feira, 20 de agosto de 2015

.: Carnaval de Veneza inspira mostra "Commedia Dell’ Arte" em SP

Um dos mais tradicionais e lúdicos carnavais do mundo, o carnaval de Veneza, é tema de exposição, da fotógrafa Juliana Barros, exibida na Galeria Porão entre os dias 17 e 20 de setembro. 

A mostra apresenta uma série de fotografias dos bailes venezianos, tiradas entre 2011 e 2015, assim como o famoso baile do salão “Il Portego” do nobre Hotel Ca’Sagredo, durante o último carnaval.     

Conhecido pelos trajes característicos com máscaras, caretas brancas, roupas de seda e chapéu de três pontas, nas figuras de Arlequim e Colombina, personagens populares do teatro de rua da Commedia Dell’Arte, o carnaval de Veneza  ganhou vida no efervescente século XVI, quando a nobreza se disfarçava para sair às ruas e se misturar com seu povo, libertando-se de suas rígidas normas sociais. 

Ainda hoje, durante os dez dias do evento, que remetem muita magia e sensualidade, a mítica cidade italiana se transforma em um imenso teatro de cores, exuberância e apuro visual. Enquanto alguns luxuosos hotéis da cidade promovem bailes de máscaras como antigamente, foliões se concentram na Piazza San Marco com suas elegantes fantasias e máscaras tradicionais, tirando proveito do anonimato momentâneo para se permitirem um pouco de loucura.

Após anos dedicados à fotojornalismo, a santista Juliana Barros, que iniciou a carreira como assistente de grandes fotógrafos, e trabalhou também clicando editoriais para revistas de comportamento e campanhas publicitárias, fixou como sua marca a busca pela estética da imagem e a essência da mensagem por trás das lentes, reunindo detalhes, situações inesperadas, cores e movimento, o que a consagrou como uma fotógrafa urbana. 

Além das exposições “Loucura e Sanidade “ e “ Lugares  e Movimento - Urbanus 32“, suas obras também participaram do 5° Salão Nacional de Fotografia e ganharam destaque na revista Fotografe Melhor. 

Inaugurada em setembro do ano passado, a Porão já se tornou um reduto artístico por abrir espaço a projetos nacionais e internacionais de variadas manifestações da arte. Hoje, reúne um acervo fotográfico com mais de 40 artistas que desdobram temas diversos, democratizando a arte da fotografia e abrindo novas janelas da contemplação.

Serviço: 
Local: Galeria Porão - http://galeriaporao.com.br/ 
Endereço: rua Aspicuelta, 145, Vila Madalena 
Quando: 17 a 20 de setembro com vernissage no dia 17, às 19h
Funcionamento: de terça a sábado das 11h as 20 e domingo de 12h às 18h
Entrada: gratuita

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.