segunda-feira, 17 de agosto de 2015

.: Crônica: Quer se comunicar? Seja claro e descarte códigos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em agosto de 2015 



Confesso que não consigo entender o que força as pessoas a ambicionarem desesperadamente a escrever de modo complexo e aquém de seu conhecimento. Seria um modo de ostentar que o intelecto está acima da massa? Ok! Caso o fosse, por que não se faz por entender?

Sim! Há adultos com seus canudos universitários aveludados que não conseguem se comunicar de modo claro e sem códigos próprios. 


É cruel estar diante de um textinho de 7 linhas em que você lê, rele e tudo não passa de um emaranhado de palavras. Com direito a uma palavra novinha em folha. Totalmente inventada! É tudo tão rebuscado que perde completamente o sentido. 

Diante da situação, a sua missão é a de esclarecer tudo. Rapidamente, questiona o autor de tamanha "obra de arte", o criador daquela amontoado de palavras que não responde a pergunta feita. Resultado? Você tem como retorno as mesmas palavras. Exatas!

Decepcionante! Não! Não me sinto ignorante por não conseguir fazer a conexão que parece tão clara para o autor da mensagem. Muito pelo contrário!

A verdade é que o desafio, ou melhor, o abacaxi a ser descascado muda de posse. A obrigação de desvendar aquele fluxo de pensamento é toda sua!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter: @maryellenfsm 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.