sexta-feira, 14 de agosto de 2015

.: DVD registra The Who em show ao vivo do ano 1982, por Luiz Otero

Por Luiz Otero
Em agosto de 2015

No início dos anos 80, o grupo The Who ainda se recuperava da perda inesperada do baterista Keith Moon, que faleceu em 1978. Os então remanescentes Roger Daltrey, Pete Townshend e John Entwistle convidaram Kenney Jones, que chegou a gravar dois discos de estúdio ("Faces Dance e It´s Hard") e excursionou com a banda pelo mundo afora.


O DVD "Live At Shea Stadium", gravado ao vivo em 1982 nos Estados Unidos, é um raro registro dessa fase do grupo, que não teve muita divulgação na época pela gravadora. Afinal, nos anos 80, o The Who já não tinha os mesmos holofotes da mídia que teve na década anterior, ainda que realizasse shows em grandes locais, como o Shea Stadium.

O repertório do show de 1982 conta com clássicos da banda, como "Baba O´Riley", "Won´t Get Fooled Again", "My Generation", "Behind Blue Eyes", "Substitute" e "I Can´t Explain", além de outros hits recentes na época, como "Sister Disco" e "Eminence Front". Há ainda algumas covers ("Summertime Blues", "Twist And Shout" e "I Saw Her Standing There", esta última dos Beatles), além de trechos da opera rock "Tommy". Nada de muito diferente do que se vê hoje em dia em seus shows.


O problema é a aparente falta de sintonia dos membros antigos com o novo integrante. Para os fãs mais puristas, Kenney Jones (que integrou a banda The Faces e é ainda um excelente músico) será sempre lembrado como um mero figurante, enquanto Keith Moon protagonizava com Daltrey e Townshend, atraindo a atenção do público onde quer que eles se apresentassem. O estilo de Moon era calcado em força bruta e intuição, uma espécie de marca registrada da banda.


Mesmo vendo no DVD um Townshend meio apático e um Daltrey sem a mesma energia dos anos anteriores, vale a pena conferir o registro, principalmente se você é fã de carteirinha da banda e desejava conhecer melhor essa fase do grupo, no início dos anos 80.






"Behind Blue Eyes"

"Love Reign O´er Me"

"Twist And Shout"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Texto perfeito!!
    Excelentes apontamentos e vídeos para assistir.
    Amo "Behind Blue Eyes".

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.