domingo, 16 de agosto de 2015

.: Lauro César Muniz é o próximo Persona Em Foco

Novelista é o convidado do programa da TV Cultura, que vai ao ar na terça-feira


O dramaturgo, novelista  e roteirista Lauro Cesar Muniz é o convidado do próximo Persona em Foco, que será exibido nesta terça-feira, dia 18 de agosto, às 23h30, na TV Cultura. A apresentação é de Atílio Bari.

Na atração, que tem como entrevistadores os atores Cláudio Curi e Flávio Guarnieri, Lauro conta passagens de seus 56 anos de carreira. Dos cerca  de 64 trabalhos que fez no teatro, cinema e televisão, muitos marcaram a história da dramaturgia, dentre eles as novelas As Pupilas do Senhor Reitor, na TV Record, O Casarão, O Bofe, Escalada, Carinhoso, Chiquinha Gonzaga e Aquarela do Brasil, produzidas na TV Globo.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e como ator  pela Escola de Artes Dramáticas, de Alfredo Mesquita, ele conta que iniciou sua carreira de dramaturgo em 1959 com a peça  Este Ovo é um Galo, sátira da Revolução Constitucionalista, que lhe rendeu dois prêmios. 

Entre suas histórias, Lauro explica que era um autor desconhecido quando  Cacilda Becker montou seu texto O Santo Milagroso e relembra que foi um dos autores do espetáculo  I Feira Paulista de Opinião, feita em repúdio à ditadura militar. 

O dramaturgo fala sobre sua migração do teatro para a TV e relembra alguns de seus trabalhos nas emissoras Excelsior, Tupi, Bandeirantes, Record e SBT. Foram produções que marcaram época, como O Casarão, produzida em cores pela TV Globo e pioneira em apresentar a narrativa em três fases. Seu último trabalho na emissora, a minissérie Aquarela do Brasil, dirigida por Jayme Monjardim, e o motivo de sua saída da Globo também são relatados por Lauro durante a entrevista.

O programa ainda conta com depoimentos de amigos e profissionais que fizeram parte da vida e da carreira do dramaturgo: Stênio Garcia, Antônio Fagundes, Luiz Carlos Cardoso, Antônio Petrin, Rolando Boldrin, Umberto Magnani, Mayara Magri, Luiz Serra, entre outros.

O Persona Em Foco tem roteiro de Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia da TV Cultura.


Sobre o Persona em Foco 
O programa Persona em Foco  resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.

“A série constitui um panorama completo e precioso de uma época e de um modo de fazer teatral que foi a mola propulsora de tudo que veio depois, e que está praticamente extinto de nossos palcos. Mas, acima de tudo, é um exercício de amor à arte e à cultura, e em especial ao teatro. Persona em Foco  não é um programa de perguntas e respostas. Não é um talk show simplesmente, mas um programa de emoções e memórias que contam a história do teatro”, explica a coordenadora de dramaturgia da TV Cultura, Analy Alvarez.

O programa traz personalidades que ditaram os rumos do teatro paulista e que poucos conhecem, dentre elas, a atriz Laura Cardoso, que fala dos primórdios da televisão brasileira. Ela ainda ressalta a história da TV Tupi, desde sua criação, e relembra a realização ao vivo dos teleteatros.

Persona em Foco também conta com a série In Memoriam, que irá rever a história de Ícones que dedicaram a vida ao teatro, como Maria Della Costa, Paulo Autran, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, entre  outros.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.