segunda-feira, 3 de agosto de 2015

.: Mostra ‘Harald Schultz - Olhar Antropológico’ em Junqueirópolis

Exposição reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz


Em 21 de agosto, o Museu Histórico Municipal de Junqueirópolis recebe a exposição fotográfica “Harald Schultz - Olhar Antropológico”.A mostra chega à cidade pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), a ACAM Portinari e a prefeitura.

A exposição reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros.

Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados das 8h às 11h. O Museu está localizado na Praça da Estação Rodoviária, s/nº. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3841-2862 ou no site www.sisemsp.org.br.

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br.

ACAM Portinari: Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras. Outras informações acesse: www.acamportinari.org

Museu Índia Vanuíre: Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP). Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo relacionado à história da região onde está localizado, com foco na cultura indígena, possuindo uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. Para saber mais acesse: www.museuindiavanuire.org.br

Serviço: 
Exposição "Harald Schultz - Olhar Antropológico" em Junqueirópolis
Período: de 21/8 a 30/9/2015
Local: Museu Histórico Municipal (Praça da Estação Rodoviária, s/nº – Junqueirópolis/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados das 8h às 11h
Informações: (18) 3841-2862
Entrada: gratuita

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.