quarta-feira, 26 de agosto de 2015

.: No Dia da Lei Eusébio de Queiróz, "Cine Comunidade" exibe "Amistad"

O "Cine Comunidade" da próxima semana, em Santos, terá uma sessão especial em virtude do Dia da Lei Eusébio de Queiróz, com mais uma sessão gratuita e aberta ao público, desta vez com o filme "Amistad", na Cinemateca de Santos.

A exibição será na sexta-feira, 4 de setembro, Dia da Lei Eusébio de Queiróz,  que foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. É considerado um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil. O nome da lei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara. 

Esta lei, decretada em 4 de setembro de 1850, deve ser entendida também no contexto das exigências feitas pela Grã-Bretanha ao governo brasileiro no sentido de acabar com o tráfico de escravos. 

Sobre o filme:
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro "La Amistad". Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. 

Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem e, no entanto, o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

O Cine Comunidade:
O Cine Comunidade já realizou 77 sessões em 23 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos e Escola Total, ambos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal e Escola Total, ambos na Ilha Diana, Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias), Senat Santos e as creches Estrela Guia e Nossa Senhora da Providência, Casa do Sol, Associação Japonesa de Santos, Cinemateca de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Kosei Home, Centro de Convivência Isabel Garcia (Encruzilhada) e Igreja Anglicana de Santos. Milhares de pessoas já passaram pelas sessões, de crianças a idosos.

ONGs, entidades de bairro, associações, creches, etc, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Cinemas da Prefeitura, localizada no Museu da Imagem e do Som de Santos, para solicitar o projeto, pelo telefone 3226-8019 ou no local, à Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, piso térreo. www.facebook.com/cinecomunidadesantos




Filme "Amistad"
Duração:
2h35min.

Gênero: Drama. 
Direção: Steven Spielberg. 
Elenco: Morgan Freeman, Nigel Hawthorne, Anthony Hopkins, Matthew McConaughey, Djimon Hounsou

Exibição do filme "Amistad"
Data: sexta-feira, 4 de setembro
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Santos
Endereço: rua Min. Xavier de Toledo, 42
Entrada franca
Outras informações: (13) 3301-1612
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.