domingo, 20 de setembro de 2015

.: Festas populares brasileiras ditam o ritmo do Repórter Eco

Uma receita de barrinha de cereais dada por uma pesquisadora de alimentos naturais e a descoberta de nova espécie de sapos no sul do Brasil completam o programa da TV Cultura deste domingo, às 17h30


A rica diversidade cultural brasileira ganha um importante registro do músico Alfredo Bello, que gravou mais de 2 mil horas de imagens de festas e danças tradicionais. Algumas delas ilustram a matéria do Repórter Eco do próximo domingo, dia 20 de setembro, que traz uma entrevista com o artista. Para falar sobre alimentação saudável, uma reportagem com a nutricionista Silvia Corbucci, que dá uma receita fácil de barrinha de cerais. E a descoberta de uma nova espécie de sapos na Mata Atlântica é mais um destaque do programa da TV Cultura. A edição vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

O mineiro Alfredo Bello é conhecido como DJ Tudo. Músico, DJ, produtor e pesquisador, ele descobriu a cultura popular e foi buscar as tradições regionais pelo Brasil afora. Com recursos próprios, viajou e documentou em vídeo expressões de comunidades locais. “Eu comecei a ter noção de que isso era importante como documento da história da humanidade”.

Entre as manifestações, Bello fala sobre as festas de congado, também conhecidas como congo. “O congado é o culto, não é música, é uma tradição. É um fazer cultural da época dos escravos, de louvor aos santos, a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia...”  Ele também explica algumas tradições que documentou, como o Cururu, em Mato Grosso, e o Samba do Matuto, do folclore alagoano, entre tantas que ganharam seu registro.

Criadora do site Cozinha Efêmera, Silvia Corbucci é formada em Gastronomia. Ela pesquisa, dá aulas sobre alimentação e cuida do corpo e da mente com prática milenar indiana. Ela propõe o preparo de alimentos em casa, com pratos nutritivos, ingredientes orgânicos, da estação e de produção local. Nesta matéria, ela dá uma receita simples para se fazer a conhecida barra de cereias. E deixa seu recado: "Você precisa dedicar tempo da sua vida para que a sua vida dedique tempo a você”.

Novas espécies de sapos, de cores laranja e amarela, foram descobertas na região de Mata Atlântica, no Paraná e em Santa Catarina. O biólogo Luiz Fernando Ribeiro, que integra a equipe que participou da pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais e a Fundação Grupo Boticário, dá detalhes sobre esses  anfíbios na reportagem desta edição do Repórter Eco.

Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, o Repórter Eco está no ar há 23 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.