sexta-feira, 4 de setembro de 2015

.: Jardins da praia de Santos viram galeria ao ar livre

Os jardins da praia vão se transformar em uma verdadeira galeria ao ar livre, com a exposição de 15 módulos de fibra de vidro decorados, com 1,60m de altura cada, que reproduzem o famoso desenho das muretas. A iniciativa do Muretas na Cidade é do cenógrafo Mauriomar Cid, em parceria com a Setur (Secretaria de Turismo), e integra a programação do Setembro Criativo, que envolve atividades culturais e de lazer em vários pontos da cidade.

Treze peças de fibra, com 1,60m de largura e 0,35m de profundidade, serão decorada por um artista plástico diferente e duas, receberão trabalho em dupla. Eles imprimirão sua marca ao traduzir no módulo sua visão sobre a cidade. “Todos têm talento de sobra”, frisa o cenógrafo, que pretende transformar a galeria ao ar livre em um “verdadeiro acontecimento”, a exemplo da CowParede. 
Essa exposição de arte pública internacional foi realizada nas principais cidades do mundo, na forma de esculturas de vacas em fibra de vidro, decoradas por artistas locais. No Brasil, participaram várias cidades, entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Ao escolher o desenho das muretas, a intenção de Mauriomar foi explorar artisticamente um símbolo que o santista identifica desde criança. Em estilo art déco, as muretas são uma estrutura vazada, com aros tangenciados por travessões, e começaram a ser utilizadas como guarda-corpos entre 1942 e 1943, durante a pavimentação da Avenida Saldanha da ama, na Ponta da Praia.



Artistas já estão em pleno trabalho
Os 17 artistas já estão trabalhando na decoração dos módulos, que serão expostos a partir do próximo dia 15 nos jardins, do emissário à Ponta da Praia. A pintora Luciana Futuro é conhecida por seu traço primitivista;  enquanto Kátia Costacurta valoriza formas gráficas e cores fortes; Beatriz Rota-Rossi recorre a colagens e grafite; e Mônica Figo, a poucas linhas e cores.

De fama internacional, o tatuador Mordenti imprimirá sua técnica na mureta, ao passo que Ademir Costa, que pintava à mão os painéis dos filmes em cartaz, recorrerá a mosaicos e azulejos com motivos de Santos. Já Ana Akaui mostrará muito grafismo em uma brincadeira de cores; o grafiteiro Shesco, seu traço diferenciado; Renato D’Lone, sua aquarela feita  com spray, inspirada em Andy Warhol, norte-americano considerado a maior figura de pop art.

Colagens para construir uma linha do tempo foi a escolha de Gilson de Mello Barros e de Luiz Otávio Pinheiro; enquanto Waldemar Lopes recorre a giz pastel e aquarela; Nando Fernandez, à arte moderna, quase pop; Rica, à linguagem do metal, e a dupla Beatriz Ramires e Helena Alba, a fotos da cidade e de santistas. A lista de artistas se encerra com o próprio Mauriomar, que mostrará suas habilidades no desenho infantil e na cenografia, área em que trabalha há 35 anos.  

Envolvimento
O Projeto Muretas na Cidade conta também com patrocinadores, sendo viabilizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Serviços Públicos (Seserp).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.