quinta-feira, 17 de setembro de 2015

.: Museu Índia Vanuíre: Atividades para 9ª Primavera dos Museus

Programação, que acontece de 23 a 27 de setembro, contará com oficinas, Índio no Museu, documentário e exposições gratuitas


De 23 a 27 de setembro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, dá início a programação da 9ª Primavera dos Museus, que tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”. A iniciativa é do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Na quarta-feira, dia 23 de setembro, às 10h, acontece uma oficina sobre o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang. Em 23 e 24/9, das 10h às 16h,  o público será convidado para um diálogo com um indígena que contará como é vivida sua cultura na atividade "Índio no Museu".

Já na sexta-feira, dia 25 de setembro, às 9h, os participantes assistem o episódio “Quem São Eles” da série Índios do Brasil, exibido no auditório da instituição. A grade de atividades ainda conta com duas mostras: “Referência Indígena” e “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang - de Geração em Geração”. Ambas podem ser visitadas das 9h às 17h.

De acordo com a gerente do Museu, Tamimi Borsatto, a programação da instituição promove a aproximação com o universo indígena, além de dar visibilidade à cultura e aos costumes tradicionais dos primeiros habitantes do Brasil. "As ações permitem um resgate das histórias e memórias destes povos que compõe a nossa sociedade, que é composta pela diversidade e pelas diferenças”, explica Tamimi.

O Museu Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, nº 521, no Centro. Mais informações por telefone (14) 3491-2333, no site www.museuindiavanuire.org.br ou nas redes sociais Facebook e Twitter.

Serviço:
9ª Primavera dos Museus
"Museus e Memórias Indígenas”
De 21 a 27/9/2015

Oficina "Uma Vida Vivida – de Geração em Geração"
Data: 23/9/2015
A oficina será realizada entre sábios e crianças Kaingang da Terra Indígena Vanuíre e tem como objetivo promover a transmissão da tradição, a valorização dos saberes e da memória, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang.
Local: Terra Indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP)
Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

“Índio no Museu Especial Primavera dos Museus”
Data: 23 e 24/9/2015
A ação "Índio no Museu" acontece para aproximar as culturas indígenas das não indígenas, demonstrando que a cidade de Tupã e o Brasil se constituem pela diversidade e pelas diferenças. Para a atividade os convidados são os indígenas Constantino Jorge da Silva, Kaingang e José da Silva Campos da T.I. Vanuíre, que irão apresentar ao público como é vivida sua cultura.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Dia 23: Indígena Constantino Jorge da Silva, Kaingang da T.I. Vanuíre
Dia 24: Indígena José da Silva Campos, Kaingang da T.I. Vanuíre
Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

“Em Cartaz no Museu Especial Primavera dos Museus”
Data: 25/9/2015
Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação de nosso país será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição neste mês é o episódio “Quem São Eles” da série Índios do Brasil.
Local: Sala do Auditório do MHP Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 9h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

EXPOSIÇÃO “Referência Indígena”
Período: de 1 a 30/9/2015
O Centro de Referência Kaingang e dos Povos indígenas no Oeste de São Paulo do Museu Índia Vanuíre é um espaço de preservação da cultura Kaingang e demais grupos do interior paulista: Krenak, Terena e Guarani. A exposição “Referência Indígena” apresenta ao público um panorama dos materiais preservados, com destaque aos Kaingang, que chegaram na região há 3 mil anos.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

EXPOSIÇÃO “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang - de Geração em Geração”
Período: de 1 a 30/9/2015
A exposição temporária “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang - de Geração em Geração” é uma autonarrativa que tem o intuito promover a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang, valorizando os saberes e fazeres dos indígenas mais velhos. Todos esses aspectos e saberes materiais e imateriais estão apresentados ao público através de uma exposição bilíngue (Kaingang e Português) que contém objetos, imagens fotográficas e vídeo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro - Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.