sexta-feira, 9 de outubro de 2015

.: Norte-americana Sapphire e baiana Lívia Natália no "Em trânsito"

Em encontro no sábado, 17 de outubro, às 17 horas, Sapphire e Lívia Natália falam sobre múltiplas identidades. A poetisa baiana Lívia Natália e a autora norte-americana do best-seller, Preciosa, Sapphire, participam da mesa literária Em Trânsito, às 17 horas de sábado, 17 de outubro


Militância. Todos militam, viver o é, nem todos fazem por merecer o selo "militante".  Elas merecem, pela poesia ou pela prosa de ficção, contravozes, contrapalavras, na definição de Hildalia Cordeiro para Livia Natália, mas que bem poderia se aplicar a Sapphire, a reportar o comum tido por incomum por antes não ter sido dito.

Esta é uma mesa sobre identidades Bahia - Estados Unidos, fortes identidades, etnicidades de raízes e desenvolvimentos em comum, sobre identidades femininas, sobre identidades negras, sobre identidades literárias, sobre identidades militantes. 

Transitando pela linguagem, estendida pelo talento literário, Lívia e Sapphire podem passar a limpo cada uma dessas identidades, podem construir pontes ou detonar as por nós imaginadas, pois nem tudo é semelhante, sempre pode haver diferentes estranhezas.

Que mais dizer sobre a presença repleta de Sapphire no Brasil, na Flica, em Cachoeira, recepcionada por uma baiana militante das letras que tem muito a dizer a sua correspondente americana e também aos nossos que nem sempre estão prontos a ouvir as vozes locais? Seja bem-vinda, Sapphire, é uma grande honra para nós. Livia, nos represente e se faça representar, estamos honrados com a representação.

Lembrando-nos por fim que Flica não é só reverência, é também contestação, debate, confrontações. Quem milita deve estar pronto a ouvir contravozes, contrapalavras. Nestas duas democracias cosmopolitas por atavismo, Bahia e Estados Unidos, é assim, felizmente.

O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2015 e o projeto tem patrocínio da Coelba, da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae, da Odebrecht e da Caixa Econômica Federal.

Evento: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica
Data: 14 a 18 de outubro de 2015
Local: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador

Acesse:
Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica
www.flickr.com/photos/flica2015oficial/albums
www.flica.com.br
www.facebook.com/FlicaOficial
https://twitter.com/flicaoficial
https://www.youtube.com/user/FlicaTV

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.