terça-feira, 6 de outubro de 2015

.: Pinacoteca de Santos faz retrospectiva de Benedicto Calixto


Guardiã da memória e de uma parte significativa da obra de Benedicto Calixto, a Pinacoteca de Santos exibe uma grande retrospectiva do artista, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. A exposição temporária, que vai ocupar três salas do piso térreo do museu, abre as comemorações pelos 162 anos de nascimento do autor, natural de Itanhaém, pequena cidade do litoral sul de São Paulo. A inauguração está marcada para o dia 7 de outubro, às 20h00 e seguirá aberta ao público até 29 de novembro.

A mostra intitulada "Benedicto Calixto: O artista e o Processo de Criação" prima pela qualidade das obras selecionadas, pois faz um recorte de paisagens e retratos bastante representativo, que  vai permitir um delicioso passeio pela história do artista, garantem as curadoras Ana Kalassa El Banat, Beatriz Henriques e Marjorie de Carvalho Fontenelle de Medeiros.

Entre os quadros apresentados, nem todos fazem parte do acervo da Pinacoteca. Alguns são de propriedade particular e foram cedidos para este evento pelo Real Centro Português de Santos, a Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos, Carlos e Cecília Cherto, Laire José Giraud, Regina Santini, Renata Viegas, Silvia e Antonio Penteado, para que o público, em rara oportunidade, possa apreciar esses trabalhos.  

Para receber as obras, as paredes internas do casarão foram revestidas de cores fortes. Este novo layout vai destacar as imagens feitas em crayon sobre papel,  óleo sobre tela e aquarela. No mesmo espaço expositivo serão mostrados documentos, pinturas e objetos pessoais do artista.

Além da mostra itinerante, montada nas salas do piso térreo, os quadros do acervo da Pinacoteca também poderão ser apreciados pelo público, no piso superior.


Calixto no contexto histórico
Com seu talento, Benedicto Calixto pode testemunhar e registrar um importante momento da história e fez tudo isso valorizando os detalhes e explorando técnicas variadas durante cada fase da sua carreira. 

De forma inédita, lançou mão da fotografia e da cartografia como apoio para reproduzir as paisagens da região e, o fez com tamanha precisão que, hoje, as imagens atuais das cidades do litoral paulista podem buscar nas pinturas de Calixto os vestígios do seu passado. 

Para enriquecer a visita,  conduzir o público através de um roteiro cronológico e ajudar a desvendar toda a complexidade da obra de Calixto, a comissão curadora preparou uma vasta hispografia – preparada pelo arquiteto capixaba Ronaldo Barbosa - e selecionou textos críticos assinados por estudiosos e outros artistas  que serão adesivados nas paredes.  O resultado desta pesquisa foi levado aos monitores em treinamento e também traduzido para o braile, com a colaboração do Lar das Moças Cegas, para tornar a exposição acessível aos deficientes visuais.

Durante os dois meses de exposição, um filme de 12 minutos sobre o artista e sua obra será exibido de hora em hora, no Espaço Cultural Benedicto Calixto, localizado no jardim interno do casarão e os visitantes poderão frequentar uma sala de leitura instalada no piso superior do casarão, onde estarão disponíveis publicações sobre Calixto.

Arte em Família abre o calendário
Este projeto, que já está entre as atividades regulares da Pinacoteca, vai abrir as comemorações. Elaborado para incentivar a visitação de crianças e seus familiars, ele oferece uma experiência lúdica com arte e contação de histórias que as aproxima do universo cultural das artes visuais, valorizando a memória do pintor Benedicto Calixto, incentivando a leitura e as artes. Conta  com a participação da contadora Eliana Greco e dos educadores da Pinacoteca.

A atividade está marcada para 04 de outubro, domingo, às 15h30, e vai ocupar o Salão Nobre  do casarão e o Espaço Cultural Benedicto Calixto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas meia hora antes do início do evento.

Programação de aniversário

Descerramento do Retrato do Presidente Dr. Mário Flávio Paes e Alcântara (2010/2014)
7 de outubro – Quarta-feira
20h30
Sala da Diretoria

Camerata De Violões Brasilis
Grande sucessos dos Beatles e temas de filmes como Harry Potter, Piratas do Caribe e Toy Story ao som de instrumentos de cordas, é o que o público vai ouvir em mais esta participação do grupo, na programação da Pinacoteca.
10 de Outubro – Sábado 
17h
Salão Nobre
Entrada franca
  
Samba Autoral
Anderson Villaverde traz para a Pinacoteca composições próprias que fazem parte do show Antigo Samba Novo. Violão e voz.
18 de Outubro - Domingo 
17h 
Salão Nobre
Entrada franca

Encontros com a História da Arte
Nesse quinto encontro de 2015, dialogando com a mostra "Benedicto Calixto: O Artista e o Processo de Criação", será analisada a construção da paisagem atmosférica a partir de uma perspectiva do Renascimento e o surgimento da paisagem enquanto gênero para arte a partir do Barroco. Com a Professora Doutora Ana Kalassa El Banat.
22 de Outubro – Quinta -feira
18h –
Espaço Cultural Benedicto Calixto
Entrada franca

Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes
22 de Outubro – Quinta -feira
19h30 
Salão Nobre
Entrada franca
Entrega da Obra de Restauro dos Vitrais do Jardim de Inverno e da Fachada Principal do Edifício -Sede da Pinacoteca, projeto original (1986) e restauração Casa Conrado
22 de Outubro – Quinta -feira
20h30
Varanda do casarão

Festival de Corais Benedicto Calixto
23 de Outubro – Sexta – 19h
Coral da Alfândega de Santos
Coral Tirolli

24 de Outubro – Sábado – 18h
Coral EM Canto do Guarujá
Coral Broadway Voices

25 de Outubro – Domingo – 18h
Grupo VOZES, do Sindicato dos Bancários,
Coral Infantil da Oficina do Futuro

"Carrossel de Baco", com Danilo Nunes 
Neste espetáculo, o instrumentista e compositor surpreende o público com um repertório autoral, no formato das cantigas de roda.

25 de Outubro – Domingo  
17h
Salão Nobre
Entrada franca

Workshop
Singularidades / Anotações – Rumos das Artes Visuais, de 1998 a 2013 é o tema do seminário que será conduzido pelo professor  Divino Sobral.
Dias 27, 28 e 29 de outubro 
das 9h30 às 17:00
Espaço Cultural Benedicto Calixto
Evento gratuito
Inscrições antecipadas  pelo e-mail: eventos@pinacotecadesantos.org.br

"Um Piano ao Cair da Tarde", com Lucimeiry Arias 
De formação erudita, a pianista santista trabalha com novos arranjos para clássicos internacionais e da MPB. Neste show, canções de sucesso de compositores como Edu Lobo, Johnny Alf e Paulo Cesar Pinheiro ganham roupa nova.
31 de Outubro – Sábado 
17h
Salão Nobre 
Entrada franca

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.