quarta-feira, 28 de outubro de 2015

.: TAMTAM lança abre "Na Trilha do Noel" 2015 com espetáculo

A ONG TAMTAM dá a largada no próximo domingo, dia 1º de novembro, para uma de suas mais tradicionais iniciativas: a campanha "Na Trilha do Noel". Desta vez, aliás, de uma maneira diferente: com a apresentação do espetáculo infantil “Eu, Migo e Meu Umbigo”, da companhia santista "Bando Pero No Mucho". 

A montagem, que tem direção e roteiro de João Paulo Pires e interpretação de Daniel Meirelis,  terá início às 18h no Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei .

O ingresso para o espetáculo será a doação de um brinquedo novo para a “Trilha”, uma carreata que percorre bairros de maior vulnerabilidade em Santos e região, levando o sonho e a magia do Natal a milhares de crianças da Vila Gilda, Caminho da Capela, Mercado, Morro do Tetéu, Caminho São Sebastião, Caneleira, Morro do Jabaquara e Morro do São Bento, entre outros.

“Eu, Migo e Meu Umbigo” retrata a experiência do homem contemporâneo em um mundo hiperconectado, causa e consequência de uma série de contradições sociais. O exagero, o silêncio, o constrangimento, a raiva, o egoísmo e a possibilidade do amor, milimetricamente desajustados dentro do eu, é o ponto de partida para esta experiência de palhaçaria, baseada na mímica e na manipulação de objetos, como um chapéu, um casaco e uma sanfona. 

Assim, "Suspiro", um palhaço que carrega uma mala cheia de memórias, interage com o mundo e depara-se com o lixo jogado para debaixo do tapete de suas lembranças, impregnadas em suas roupas, escorrendo pelas mãos e pairando pelo ar.

A montagem também faz uso do gramelot, um jogo de onomatopeias que substitui as palavras articuladas por configurações de sons, com o intuito de dialogar com o público por meio de outras formas de comunicação capazes de colocar a imaginação como construtora da história.


"Na Trilha do Noel"
“A ação é uma ruptura de comportamentos institucionais que vai além do simples ‘dar brinquedo’”, comenta o arte-educador Renato di Renzo. A proposta é reconstruir o ato lúdico/cênico que simboliza o Natal, enfeitando os carros que participam da entrega e levando música, dança e abraços para as crianças, estimulando a convivência e a cultura de paz. Assim como nas onze edições anteriores da “TRILHA”, todos os brinquedos serão entregues embrulhados para presente.

Os locais de distribuição são mapeados pela TAMTAM e não são divulgados previamente. A ação está inserida nos objetivos da ONG, no sentido da prática inclusiva por meio das artes, respeitando a diversidade e potencializando as diferenças, em busca de maior qualidade de vida e da saúde mental coletiva.

Serviço
Espetáculo “Eu, Migo e Meu Umbigo” - Única apresentação / Abertura da campanha "Na Trilha do Noel"
Data: domingo, 1º de novembro
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei, no Centro de Cultura Patrícia Galvão
Endereço: Av. Pinheiro Machado, 48 – 3º Piso – Vila Mathias - Santos
Ingresso: doação de um brinquedo novo.
Site: www.tamtam.art.br 


Ficha Técnica
“Eu, Migo e Meu Umbigo”
Direção e Roteiro: João Paulo Pires
Palhaço e Roteiro: Daniel Meirelis
Figurino e Trilha Musical: Daniel Meirelis
Designer Gráfico: Betinho Neto
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.