terça-feira, 3 de novembro de 2015

.: Encenação de São Vicente não será realizada por causa de crise

A Prefeitura de São Vicente divulgou que, por questões financeiras, não será realizada a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente em 2016. De acordo com a Prefeitura, diante da dificuldade econômica em todo o país, o Poder Público Municipal decidiu priorizar os recursos para pagamento de demandas urgentes em vários setores.

Para 2016, o espetáculo teve custo estimado em R$ 3,3 milhões. Na atual gestão, a Encenação contou com apoio e patrocínios nos primeiros dois anos (2013 e 2014) pelo Governo do Estado e empresas estatais. Na edição deste ano, o espetáculo contou com financiamento total da Prefeitura.

Apesar da suspensão de vários eventos, conforme determinação às secretarias municipais, por se tratar de espetáculo tradicional que remete à fundação da Cidade, a Prefeitura manteve contatos com representantes dos governos Federal e Estadual, além de diversas empresas para solicitar apoio, o que não ocorreu pelo momento difícil enfrentado em todo o País.

Os recursos do Ministério da Cultura, por exemplo, diminuíram em 30% este ano, com previsão de novos cortes para 2016; também foi reduzida em 10% boa parte dos programas mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura.

As condições financeiras implicam na readequação do calendário artístico, fato que infelizmente vem acontecendo em vários municípios já em 2015, onde eventos culturais tradicionais foram cancelados, ou tiveram suas edições adiadas para o ano seguinte, por falta de recursos e apoiadores.

Foram atingidos eventos tradicionais como o Festival de Cinema de Paulínia (SP), 26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora/MG), 23ª Festa Pré-Caju (Aracaju/SE), 18º Festival de Verão Salvador (BA), 16ª Jornada Literária de Passo Fundo (RS), 15º Festival de Formas Animadas (Jaraguá do Sul/SC), 8º Festival Pernambuco Nação Cultural (Recife/PE), Festival de Verão (Araguatins/TO) e Festival Internacional de Música Latina em Paraty (RJ), entre tantos outros. Criada em 1982, a Encenação de São Vicente já teve interrupções pela mesma razão, em edições no início dos anos 90. 

Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 "O Musical"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.