quarta-feira, 11 de novembro de 2015

.: Livro "Operação Banqueiro" é tema de palestra em conferência

Publicado no ano passado pela editora Geração Editorial, o livro "Operação Banqueiro" foi escolhido pela comissão organizadora da COLPIN-2015 (Conferência Latino-americana de Jornalismo de Investigação), o mais importante evento sobre jornalismo investigativo da América Latina, para ser tema de palestra no evento que neste ano ocorrerá em Lima, no Peru, entre os dias 20 a 23 de novembro. 

O autor do livro, Rubens Valente, repórter da sucursal em Brasília do jornal Folha de S.Paulo falará no dia 21 sobre o processo de produção da obra, que esteve cinco semanas em listas dos mais vendidos no Brasil no ano passado e já vendeu 25 mil exemplares. 


O livro brasileiro será tema de debate ao lado de outros dois livros-reportagens produzidos na América Latina em 2014: "Born - 40 Anos Depois, Todos Os Segredos do Sequestro Mais Caro da História", da argentina María O'Donnell, e "Metade Monges, Metade Soldados - Pederastia, Abusos e Manipulação Psicológica Dentro do Sodalício da Vida Cristã", do peruano Pedro Salinas.

A conferência é promovida pelo Ipys (Instituto Prensa y Sociedad) e pela Transparência Internacional e ocorre em paralelo à entrega do Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, concedido desde o ano 2000 pelo Ipys, entidade liderada pelo jornalista peruano Ricardo Uceda, autor de "Muerte en Pentagonito" (2005) e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia. Uceda foi escolhido em 2000 pelo International Press Institute como um dos 50 "Heróis da Liberdade de Imprensa" no mundo.

Outros brasileiros participarão do evento neste ano no Peru. A procuradora da República do Paraná, Laura Gonçalves Tessler, falará sobre a "Operação Lava Jato". Haverá palestras dos jornalistas Mauri Konig que, com a equipe de "Gazeta do Povo", venceu neste ano o prêmio da Rede Mundial de Jornalismo Investigativo, Rodrigo Hidalgo (TV Bandeirantes), Andreza Matais ("O Estado de S. Paulo"), Guilherme Amado (coluna de Lauro Jardim), José Luis Costa ("Zero Hora"), Giuliana Girardi ("TV Globo") e Vinicius Sassine ("O Globo"). Rubens Valente voltará a falar no dia 23 sobre o tema "A Imprensa Brasileira e o Caso Lava Jato".

Rubens Valente no programa "Roda Viva"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.