sexta-feira, 13 de novembro de 2015

.: Os mistérios da sexta-feira 13 em sugestões de arrepiar

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 
Em novembro de 2015 


O Halloween já passou, mas para quem é supersticioso, o dia de hoje, sexta-feira 13 é tão tenebroso quanto, senão ainda pior! Segundo o livro "O Guia dos Curiosos", de Marcelo Duarte, "essa crendice de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia treze pessoas à mesa. Antes disso, existem duas lendas da mitologia nórdica", ou seja, as lendas de Loki e de Friga.

A primeira é sobre um banquete oferecido a doze deuses. Loki, espírito do mal e da discórdia, por ser trapaceiro, surge e promove uma briga, resultando na morte de Balder, o favorito dos deuses. A outra lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza batizada pelo nome da semana: Friga (friadagr, sexta-feira). Qual é o problema, então? Na conversão ao cristianismo das tribos nórdicas e alemãs, Friga foi transformada em bruxa. Desta forma, para se vingar, no seu dia da semana favorito, a malvada passou a se reunir com outras onze bruxas e o demônio para praguejar os humanos.


Pensando nesta variadas histórias a respeito da sexta-feira 13, o Resenhando.com elencou produções aterrorizantes para que você possa mergulhar no clima desta data. Confira as sugestões:


Conto de Edgar Allan Poe, "O gato Preto"
Originalmente publicado em uma edição do Saturday Evening Post de 19 de agosto de 1843, o conto sombrio, tem a narração de um homem que confessa amar os animais por serem fiéis e respeitam a amizade. Na casa com a esposa, estão pássaros, peixes dourados, um cão, coelhos e um macaco. Contudo, o narrador escolhe um belo gato preto, chamado Plutão, em referência ao deus romano. Uma noite, chega em casa bêbado e briga com o gato. Em um momento de fúria, agarra o gato, que o morde na mão. Sem pestanejar, o homem puxa um canivete do bolso e corta um dos olhos do felino. Assim, todo o emaranhado da narrativa acontece entre os dois tendo grande participação da mulher do narrador. 
Leia o texto na íntegra: http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf

Adaptação do conto



Fotonovela de Helder e Mary Ellen Miranda, "Terrorama"
A trama, que é apresentada no formato de série está na primeira temporada, é sobre duas moças apaixonadas pelo mesmo homem que, após um baile de Halloween, são assassinadas. Para o azar do jovem, elas são ressuscitadas por um espírito demoníaco. Assim, as duas inimigas passam a morar numa casa abandonada do bairro, dividindo espaço com uma mulher que arrancou a cabeça como prova de amor, Odessa, uma vampira má e o menino Toshio. Confira todos os episódios já publicado: http://www.photonovelas.com.br/p/terrorama-seriado.html.


Abertura da fotonovela de terror


Filme "Sexta-feira 13"
A história do menino com problemas mentais que teria se afogado no lago da floresta Crystal Lake, que anos mais tarde se torna o assassino Jason Voorhess e volta para aterrorizar a todos da região é um grande sucesso. Tanto é que em 13 de janeiro2017, voltará aos cinemas repaginado, mas com a mesma trama. O novo título da franquia vai explorar a ressurreição do assassino. Além disso, "Sexta-feira 13" será transformada em uma série policial. Enfim, confira as produções anteriores e prepare-se para o que vem aí!

Trailer de "Sexta-feira 13" (2009)


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.