quarta-feira, 4 de novembro de 2015

.: Refugiados na programação gratuita no Sesc Santos

Em parceria com a UniSantos - Universidade Católica de Santos, o Sesc realiza nesta quinta, 5 de novembro, uma série de palestras e vivências que tem como base a diversidade cultural trazida pelos povos refugiados. A questão é alarmante em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Os números em recentes reportagens chamam a atenção para a problemática do deslocamento humano, por causa de condições climáticas severas, por conta da fome e das guerras.

O apoio cultural e humanitário aos refugiados é um dos desafios da UniSantos,uma das instituições brasileiras que integra o grupo de universidades associadas ao Alto Comissariado da ONU para Refugiados - Acnur. Desde 2006, a cátedra “Sergio Vieira de Mello”, trata do tema dentro da disciplina “Direito Internacional de Refugiados”, no curso de Mestrado em Direito. Também o Sesc apoia tais iniciativas, desenvolvendo um trabalho com refugiados em algumas unidades, no âmbito da área de Diversidade Cultural desde 1995. 

Atualmente, o Brasil apresenta-se como alternativa para muitas pessoas na busca por refugio, provenientes majoritariamente da América do Sul e da África. Há cerca de 4600 refugiados hoje no Brasil - metade deles em São Paulo - vindos de 81 países diferentes. Na programação da próxima quinta, palestras e vivências vão ajudar o participante a compreender melhor as dimensões dessa situação geopolítica. Acompanhe abaixo os detalhes:

Das 15h às 16h e das 18h às 19h - Intervenção "Porto Adentro: Refúgio e Acolhimento - Contação de Histórias: Mar Adentro"
A história de muitas histórias, pelos olhos de Tigik, um pintinho russo muito curioso que viaja em busca de aventura, conhecimento, histórias e muitas emoções. Tigik não quer mais ficar na sua gaiola, por isso constrói um aviãozinho de papel e sai pelo mundo. Parte para o Japão, onde as arvores de cerejeiras estão pipocando por todos os lados com a chegada da primavera. Passa pela Índia, sobrevoa as Muralhas da China, os países Asiáticos, Europa, Austrália, Antártida, viaja pelos Bálcãs, Sérvia, Bulgária, Romênia onde visita o Castelo do Drácula. Pousa na Palestina onde conhece uma bela contadora de histórias. Histórias e músicas tradicionais de diversas partes do mundo interpretadas por Cris Miguel e por Danilo Tomic. Foyer do Teatro. Livre/ Grátis.

Das 14h às 18h - "Porto Adentro: Refúgio e Acolhimento" - Oficinas Temáticas
Professores ligados aos cursos de Direito, Relações Internacionais, Saúde Coletiva, Serviço Social, Psicologia e Comunicação buscarão contribuir para a temática do refúgio à luz de suas especialidades. O objetivo é apresentar o tema pela perspectiva de diversos saberes. Com professores da Universidade Católica de Santos vinculados à Cátedra Sérgio Vieira de Direitos Humanos. Auditório Livre/ Grátis

Das 19h às 22h - Encontro "Porto Adentro: Refúgio e Acolhimento - Roda de Conversa"
Representantes de diversas entidades que trabalham com o tema do refúgio – Universidade Católica de Santos, Sesc SP, Cáritas, CONARE, ACNUR, Bibliaspa, UNIFESP – trazem suas contribuições para refletir sobre a situação atual do refúgio no Brasil e no mundo. Teatro. Livre/ Grátis. 

Serviço

O Sesc Santos fica na rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida. 
Telefone: (13) 3278-9800

Clipe "Refugees in Brazil" - "Refugiados no Brasil"



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.