sexta-feira, 13 de novembro de 2015

.: Toda a programação de despedida da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Cortejo de despedida terá início às 20h30 do próximo domingo, 15/11, na Área Infantil e percorrerá todas as barracas


A 61ª Feira do Livro de Porto Alegre está se despendido. É o último fim de semana de atividades e a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas circulem pela Praça da Alfândega para conferir os últimos destaques dessa edição. Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena, se confirmar a previsão de tempo seco, a tendência é de que se ultrapassem os números gerais da edição anterior.

Destaques do fim de semana:
No sábado, 14/11, o skatista Alexandre Pires e o fotógrafo Cezar Farias, que percorreram o trajeto feito por São Francisco de Assis durante suas pregações no interior da Itália, estarão às 17h na Sala Leste do Santander Cultural para a atividade "E se uma aventura de skate resultasse em solidariedade?", falando sobre como é criar um projeto social contando apenas com apoio solidário. A aventura resultou no livro "18.04 – O caminho – Nos passos de São Francisco de Assis" (BesouroBox, 2015).

Das 14 às 17h, ocorre o 16º Encontro de Promotores de Eventos Literários do RS na Casa do Pensamento. Este ano, o evento, promovido pela CRL em parceria com a Famurs, tem como tema central O projeto cultural. Trata-se de um encontro de troca de experiências entre prefeituras, escolas, bibliotecas e outras entidades que promovem ou pretendem promover feiras de livros ou outros tipos de eventos com foco no livro, na leitura e na literatura.

Luis Fernando Veríssimo, Rubem Penz e Gerson Kauer participam da atividade "Tirinha, charge e crônica: cabem todas no mesmo papel?", às 19h na Sala Leste do Santander Cultural.
O guru e discípulo de Osho, Satyaprem, realizará uma de suas famosas intervenções filosóficas baseada em seus novo livro "Diálogos com o invisível." A atividade acontece na Sala Lesta do Santander Cultural às 15h30.

O 13º Seminário Internacional da Comunicação - Janelas para o Mundo: telas do imaginário acontece às 16h30 no Auditório Barbosa Lessa - CCCEV. Participam da atividade Moisés Martins, Liz Evans, Phillipe Joron, Patrick Tacussel, Hélène Houdayer e Denis Fleurdoge. A mediação: Juremir Machado e Roberto Tietzmann.

Marcelo Yuka, um dos fundadores do grupo O Rappa e o artista Rolando Boldrin participam do Seminário Cultura e Pensamento, que debate o tema Descolonização Cultural e construção da autonomia. O seminário acontece no Teatro Carlos Urbim e conta com duas mesas, uma às 16h e outra às 18h, além do show de encerramento com Rolando Boldrin às 20h.

O domingo, 15/11, começa com apresentação dos Concertos Zaffari e a Orquestra Unisinos/Anchieta, às 11h no Teatro Carlos Urbim.
Às 14h30 na Sala Oeste do Santander Cultural ocorre a Reunião aberta do Conselho Municipal do Livro e Leitura, por uma Porto Alegre mais leitora. Serão apresentadas ações realizadas e projetos para 2016.
Às 16h, no Teatro Carlos Urbim, acontece o espetáculo infantil "Contando e cantando histórias" com o grupo Pur'Arte. No mesmo horário tem mais contação de histórias no Jardim do Chapeleiro Maluco.
Às 17h, na Sala Leste do Santander Cultural, acontece "A Palavra Madura: O Idoso na Literatura", um recital de textos diversos sobre "o idoso na literatura", mostrando os diferentes enfoques produzidos pela cultura e pela história, seguido de painel com a participação de escritores.
E, às 20h30, a diretoria da Câmara do Livro e organizadores da Feira se concentram na Área Infantil para dar início ao cortejo de despedida, que percorrerá todas as barracas sinalizando o encerramento de mais uma edição do maior evento literário a céu aberto das Américas.




Programação completa:
Sábado - 14/11
9h às 12h
Sessão de Autógrafos
Colégio Marista Rosário
(Porto Alegre).
Teatro Carlos Urbim

9h
Projeto de Extensão da UERGS /Pós-Graduação em Teoria e Prática na Formação do Leitor na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Letras e Inclusão – todo o leitor é especial com os professores
Luís Augusto Fischer (UFRGS), Homero Vizeu (UFRGS), Paulo Guedes (UFRGS) e Ana Márcia Martins da Silva (PUC)
Entrega dos Livros do Projeto Adote uma Ementa – Curso de Letras/UERGS
Coordenação: professora Ana Carolina Martins da Silva (UERGS)
Auditório da Livraria Paulinas
A Arte Levada a Sério
Comunidade Residencial Sustentável Ecológica Espiritual Morada da Paz
ComPaz (Triunfo)
Cadeira de Leitura: Um passeio pela Literatura Infantojuvenil e ritmos afro-brasileiros
Casa do Pensamento
Sessões de autógrafos
Fundação Educacional João XXIII (Porto Alegre)
Praça de Autógrafos

9h30
IV Seminário Internacional: o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade. Biblioteca Viva.
A biblioteca na Espanha, o futuro, as novas mídias nas bibliotecas.
Participante: Ana Maria Margallo.
Auditório Dante Barone - Assembleia Legislativa

10h
Oficina do projeto Novas perspectivas em leitura, com a professora Suzana Bins, vencedora do 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, categoria Escola Privada
Promoção: Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
Sala do Professor
Feira Fora da Feira
Se todo artista tem que ir onde o povo está, levemos, pois, os escritores e atores à periferia para divulgar a leitura e para aproximar livros e leitores menos iniciados. A Feira realiza atividades em três locais da periferia de Porto Alegre e região metropolitana, uma em cada final de semana, sempre aos sábados.
Projeto Vó Chica
Rua Luíz Sibemberg, 345, Vila Safira – Porto Alegre/RS

10h30
IV Seminário Internacional: o papel da biblioteca e da leitura no esenvolvimento da sociedade - Depoimentos de vivências em bibliotecas
As experiências com representantes da Casa Azul – Paraty/RJ, Rede de Bibliotecas Comunitárias – RS e Secretaria Municipal de Educação – Sistema de Bibliotecas . Com Bernadete Passos e representantes das instituições.
Auditório Dante Barone - Assembleia Legislativa

11h
Exposição - PoeticaMente
A Exposição tem por objetivo promover a inserção poética e redefinir a insânia através de trabalhos desenvolvidos por usuários da Saúde Mental – Centro de Atenção Psicossocial Zona Norte – Pelotas. Dispostos em telas, traz poemas versando sobre diversos temas desenvolvidos na Oficina Terapoética Grêmio
dos Lunáticos, com técnicas coletivas verbo-imaginária e temático-visual inspiradas em pinturas realizadas na Oficina Terapêutica de Artes.
Carlos Eugênio Costa da Silva.
Sala O Retrato CCCEV
Contação de histórias com a Turma da Alice
Jardim do Chapeleiro Maluco
Passeio Guiado com FreeWalk Porto Alegre
Entrada da Área Infantil e Juvenil – Av. Sepúlveda e Rua Siqueira Campos

14h
VI Encontro Latino Americano de Casas de Poetas
Marinês Bonacina homenageia a escritora e poeta Olga Silveira. Encontro de poetas e escritores em homenagem à escritora.
Sala Leste - Santander Cultural
Negrinho do Pastoreio
Espetáculo de teatro de bonecos com Grupo Fantomania
Teatro Carlos Urbim
Projeto de Extensão da UERGS /Pós-Graduação em Teoria e Prática na Formação do Leitor na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Teoria e Prática na Formação do Leitor
Participação especial dos pós-graduando da 2ª edição da Especialização Teoria e Prática da Formação do Leitor, turma 2015
Coordenação: professoras Ana Carolina Martins da Silva, Ana Maria Bueno Accorsi e Magali Moraes Menti, da UERGS
Auditório da Livraria Paulinas
Colóquios de Inclusão
O autocuidado na escrita, workshop com a arteterapeuta Marilice Costi, da revista O Cuidador
Estação da Acessibilidade
16º Encontro de Promotores de Eventos Literários do RS
Parceria: Famurs
Casa do Pensamento

14h30min
Prosperidade em tempos de Crise - Pessoal e Profissional - O plano da Virada
Em tempos de crise, tanto a vida pessoal quanto profissional são afetadas rapidamente. Está aí a oportunidade para você aprender a multiplicar seus ganhos e até empreender.
Participante: Marcos Silvestre.
Sala Oeste - Santander Cultural
IV Seminário Internacional: o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade - Bibliotecas - espaço e tempo para o pensamento
A partir do entrelaçamento temático entre arte-ética e ambiente, o papel da biblioteca amplia-se como dinamizador da relação entre pesquisa, reflexão, criação e educação.
Participante: Vera Saboya
Auditório Dante Barone - Assembléia Legislativa

15h
1a Mostra de Cinema Israelense
O Verão de Aviya, de Eli Cohen.
Cine Santander Cultural
BLOCO 11 - A Arquitetura da América Latina em Reflexão
Palestra de lançamento do livro do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, com arquiteto Lucas Fehr do Estúdio América, de São Paulo.
Participantes: Juliano C. Vasconcellos, Tiago Balem, Lucas Fehr.
Auditório Barbosa Lessa – CCCEV
Quintalzinho, contação de histórias com a escritora Penélope Martins
Jardim do Chapeleiro Maluco

15h30
Quem é você?
O guru e discípulo de Osho, Satyaprem realizará uma de suas famosas intervenções filosóficas baseada em seus novo livro "Diálogos com o invisível."
Participante: Satyaprem.
Libras
Sala Leste - Santander Cultural

16h
Educando minha Alma a partir do Autodescobrimento
Como Educar a Alma descobrindo o que precisa ser modificado para aceitarmos
as limitações e mudarmos opiniões inadequadas que temos em relação a nós
mesmos. Participante: José Carlos Jotz.
Libras
Sala Oeste - Santander Cultural
"Colonização cultural como dispositivo de poder e as estratégias de emancipação"
- Guilherme Varella – mestre em Direito, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura
- Orson Soares - historiador, Coletivo Fanon
- Roger Raupp Rios - doutor em Direito, juiz federal e professor do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter
- Helena Cavalheiro, arquiteta, integrante do Cais Mauá de Todos
IV Seminário Internacional: o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade - Salas de Compartilhamento
Sala1 - Sacolas, baús, cestas, mochilas – a biblioteca visita a comunidade
Projeto Encantando com Histórias - Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães - Rosângela Broch Veiga.
Projeto Pacto pela Leitura: formação de pais leitores - EMEF Leocádia Felizardo
Prestes - Sandra Holleben e Cláudia Presser Sepé. Projeto Sacola da Leitura - CMEB Edwiges Fogaça - Zilmar Sampaio.
Projeto Sacola Literária - SESI Novo Hamburgo - Sílvia Inês Schneider Nunes.
Sala 2 - Leitura com jovens – jovem lê?
O adolescente não leitor: um desafio para a biblioteca escolar - EMEF José Mariano Beck - Rochele Marcello da Silva Schott. Biblioteca: um laboratório de criação - Biblioteca Pública de Picada Café – Glauber West. Literatura: da oralidade para o papel, do papel para as telinhas - SESI Esteio - Wiliam Lopes da Rosa e Natalia Etiene Sá Brito de Freitas. Biblioteca Comunitária Ilê Ará.
Sala 3 - Poesia nas bibliotecas e na mediação
Leitor de Rua – Marô Barbieri Arautos da Poesia - Biblioteca Comunitária do Arquipélago - Neusa Dias e Flávio Marques (Maskote). Quando a poesia
sai dos livros e invade as ruas - SESI Passo Fundo - Liege Ribeiro Bomfanti. Biblioteca La Salle - Gislene Rodrigues. Projeto Voelendo - EMEF Alberto Pasqualini - Anna Beatriz Domingues.
Sala 4 - Clubes de leitura/leituras compartilhadas
Clube do Gibi - EMEF Prof. Anísio Teixeira - Cláudia Regina da Silva Oberrather
e Ana Cláudia Zatt. Clube de Leitura Erico Verissimo: uma experiência de leitura, afeto e pertencimento - EMEF da Vila Monte Cristo - Dirlene Maria Bueno Marimon. Biblioteca Comunitária do Cristal - Júnia Vieira. Lasalleoteca
Contação de histórias com a Turma da Alice
Jardim do Chapeleiro Maluco

16h30
13o Seminário Internacional da Comunicação
Janelas para o Mundo: telas do imaginário. Participantes: Moisés Martins, Liz Evans, Phillipe Joron, Patrick Tacussel, Hélène Houdayer e Denis Fleurdoge.
Mediação: Juremir Machado e Roberto Tietzmann.
Auditório Barbosa Lessa - CCCEV
Colóquios de Inclusão
As potencialidades do mercado audiovisual para pessoas com deficiência, com Mariana Baierle, da FM Cultura, e Sid Schames, da Som da luz
Estação da Acessibilidade

17h
PoeticaMente (1/1)
Oficina que tem como base a literatura e o psiquismo, com apresentação do Grêmio dos Lunáticos e de técnicas de criação literária nas oficinas
terapêuticas. Com Carlos Eugênio Costa da Silva.
Sala o Retrato do CCCEV
E se uma aventura de skate resultasse em solidariedade?
Como é criar um projeto social contando apenas com apoio solidário? Uma emocionante experiência de autoconhecimento, espiritualidade, superação e cooperação.
Participantes: Alexandre Pires, Cezar Farias.
Libras
Sala Leste - Santander Cultural
Protagonismo feminino e os novos contos de fadas
A fada e a fiandeira
Bate-papo com a escritora Ângela Hofmann e a ilustradora Martina Schreiner
Sala do Professor

17h30min
Cultura e Pensamento
Diálogos realizados em parceria com os Ministérios da Cultura e Educação.
Teatro Carlos Urbim

18h
"Resistência cultural e a estética da descolonização"
- Tânia Farias – Atriz, Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz
- Gaudêncio Fidelis – Doutor em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque, curador-chefe da X Bienal do Mercosul
- Marcelo Yuka – músico, compositor, escritor e ativista cultural
Deus é Brasileiro
Impressões sobre Porto Alegre e a Literatura produzida na cidade, na visão do autor holandês Harrie Lemmens.
Participantes: Harrie Lemmens, José Francisco Botelho, Daniel Galera.
Sala Oeste - Santander Cultural

18h30min
Caminhando contra o Vento - Parcerias que ficam.
Os 50 anos de Caetano e Gil em sarau com músicas da MPB cujas letras transmitem a permanência, a sutileza das metáforas, as emoções que no tempo se ressignificam.
Com Tula Bisol Brum (Psicanalista da SPPA), Cláudio Baraldo (Violonista) & Marcelo Pimentel (Percursionista), Guto Leite (Professor de Literatura) e Nina Rosa Furtado (Psicanalista da SPPA).
Auditório Barbosa Lessa
Contação de histórias com Léia Cassol e Gabriel Schaurich
Jardim do Chapeleiro Maluco

19h
Tirinha, charge e crônica: cabem todas no mesmo papel?
Reflexões sobre os papéis da crônica, da charge e das tirinhas no jornal – onde as linguagens se aproximam, onde se afastam. Participantes: Rubem Penz, Luis Fernando Verissimo, Gerson Kauer.
Sala Leste - Santander Cultural
Por um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados
Sessão comentada pelo cineasta Leonardo Dourado.
Sessão de Cinema no Cine Santander Cultural
Colóquios de Inclusão
Lançamento do livro Concertos feitos de ex-tragos, de Júlio Alves.
Estação da Acessibilidade
A Mulher do Atirador de Facas, espetáculo de teatro de rua
Texto e atuação: Joana do Carmo
Texto e direção: Fernando Kike Barbosa
Ator convidado: João Petrillo
Entrada da Área Infantil

19h30min
Bate-papo com o escritor Leandro Neko
Casa do Pensamento

20h
Encerramento com show de Rolando Boldrin
Domingo - 15/11
Domingos de Criação
Intervenções e manifestações de arte e educação acontecem simultaneamente na praça, incentivando a integração e interação do público. Uma homenagem a Frederico Morais, idealizador do projeto de mesmo nome, realizado no MAM/RJ, nos anos 1970, com a parceria de diversas frentes de arte, educadores e instituições.

10h - 11h
EURECA - Um mundo de descobertas: Atividades com música relacionadas às temáticas desenvolvidas no livro e contação de história, que será realizada com a presença do personagem Eugênio.
Cia. Lúdica e Denise Alliati

10h - 14h
Mini Oficina de Pintura
Dane D'Angeli – Ilustrador (AEILIJ)

11h - 11h40min
Pitocando Cirandas: Cirandas, brincadeiras cantadas, contação de história e desenhos com giz e cera.
Casa Elétrica - Espaço para Crianças
Pela Praça a caminho do MARGS: Um roteiro artístico,histórico e sentimental pelos prédios e monumentos que cercam e integram a praça dos livros,e nos deixam à entrada do Museu. Saída: Em frente ao Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Núcleo Educativo (MARGS)

11h - 13h
Poemas para ler, brincar e desenhar: leitura de poemas e brincadeiras ou atividades artísticas (desenho) a partir de versos.
Marion Cruz e Dane D'Angeli - Escritor e ilustrador (AEILIJ)

11h - 14h
Contação de Histórias e Oficina de Escrita
Milene Barazzetti Machado – Escritora (AEILIJ)
Oficina de fotografia - Dicas e tarefas para interessados.
Câmera Viajante

11h – 11h30min
Cânticos mítico-rítmico, acompanhados de tambores com alusão às musicas percussivas originárias das nações de Cabinda, Oyó, Jeje e Ijexá.
Alabê Antônio Carlos de Xangô (Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural)

11h30min - 13h30min
Workshop de Danças dos Povos de Língua Alemã.
Centro Cultural 25 de Julho

12h - 13h
Oficina de quadrinhos.
Anna Jonko (Acervo Independente)

12h - 12h30min
A cidade do paralelo 30 - Um livro de iluminuras, documentos antigos, um pergaminho e uma maquete aguçam nossa imaginação numa contação de histórias sobre a transformação de um porto, pequeno e precário, em uma cidade que encanta a todos nós.
Descentralização da Cultura

13h30min
Intervenção alusiva às celebrações do bicentenário da atuação marista, que será celebrada em 2017. Músicas institucionais e um pot-pourri de ritmos movimentarão a apresentação.
Grupo Unidos pela arte (CESMAR/Instituto de Cultura da PUCRS/Rede Marista).

14h - 16h30min
Função Poética da Memória
Diego Petrarca e Andréia Lamer
Serão apresentados textos e poemas que tenham elaboração literária do tema memória desfocar aspectos da linguagem e sua fração poética, com textos breves
Sala O Retrato - CCCEV

10h
A qualidade no Livro Infantil - Abordagens teóricas e técnicas de como qualificar o livro, oficina com o pedagogo e mediador da leitura Beto Silva
Auditório do Memorial do RS

10h30min
Sessão de autógrafos da Escola Estadual Dr. Lauro Dorneles
Sala do Professor

11h
Concertos Comunitários Zaffari com a Orquestra Unisinos/Anchieta
Teatro Carlos Urbim
Contação de histórias com a Turma da Alice
Jardim do Chapeleiro Maluco

13h
Literatura de autoria Feminina
Oficineira: Lelia Couto Almeida
Local: Sala Noé de Melo Freitaas - CCCEV
Carga: 2h de oficina

14h
Cidade das Crianças e livros-brinquedos com Ana Marta Meira e Adriana Ganzer (Cidade das Crianças) e Josmeri Puhl (Usina do Papel)
Sala do Professor
A princesa engasgada
Espetáculo de teatro infantil
Makki Produções
Teatro Carlos Urbim
Sessão de Autógrafos
Colégio Santa Cecília (Porto Alegre)
Casa do Pensamento
Oficina Função Poética da Memória
Será apresentado textos e poemas que tenham a elaboração literária do tema memória, destacar aspectos da linguagem e sua função poética, sugerindo exercícios de criação e textos breves.
Participantes: Diego Petrarca e Andreia Laimer
Local: Sala O Retrato CCCEV
Reunião aberta do Conselho Municipal do Livro e Leitura
Por uma Porto Alegre mais leitora. Ações realizadas e projetos para 2016.
Sala Oeste - Santander Cultural
Contação de histórias com a Turma da Alice
Jardim do Chapeleiro Maluco

15h
Papos, Pixels e Papéis
Roda de conversa sobre o futuro do Mercado Editorial. O que os jovens editores estão aprendendo para entrar em ação no futuro editorial brasileiro? Os recursos tradicionais estão dando conta do que deseja este jovem profissional?
Participantes: Alunos do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial UFSM.
Sala Leste - Santander Cultural
1a Mostra de Cinema Israelense
A Banda, de Eran Kolirin.
Cine Santander Cultural
Alice no País das Maravilhas
Um dos maiores clássicos da literatura mundial, Alice no País das Maravilhas comemora 150 anos de publicação em 2015 e ganha uma adaptação teatral rara, realizada na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com Grupo Signatores
Auditório Barbosa Lessa
Contando e cantando histórias
Espetáculo de teatro infantil com o grupo Pur'Arte
Teatro Carlos Urbim
Contação de histórias com a Turma da Alice
Jardim do Chapeleiro Maluco

16h30
Colóquios de Inclusão
Escuta inclusiva - Construindo a Estação da Acessibilidade de 2016
Estação da Acessibilidade

17h
A Palavra Madura: O Idoso na Literatura
Recital de textos diversos sobre "o idoso na literatura", mostrando os diferentes enfoques produzidos pela cultura e pela história, seguido de painel com a participação de escritores.
Participantes: D. Dadeus Grings, Mario Pirata, Maria Carpi, Maria Stringhini, Jorginho do Trumpete, Conselheiros do Conselho Municipal do Idoso (COMUI).
Sala Leste - Santander Cultural

17h30min
Apresentação do Coral do CECUNE
Espetáculo de canto coral apresentado composto por um repertório de canções representativas da musicalidade afro-brasileira.
Com Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra – CECUNE
Teatro Carlos Urbim

18h
Atividade paralela: Café ou Chimarrão? – Show Instrumental
Projeto de dois músicos em busca de pontes entre as diferentes músicas populares do mundo. Paulinho Fagundes e Mathias Pinto apresentam suas composições, além de músicas de Paulo Dorfman, Jacob do Bandolim, Luiz Carlos Borges, Garoto, Luis Barcelos e Tom Jobim.
Sala Multiuso - Santander Cultural
Bate-papo com o escritor Fabrício Carpinejar sobre a
coleção Pedaços de Vida
Casa do Pensamento

18h30min
Montando a Cena: olhares argentinos
Leitura dramática vencedora do primeiro lugar da convocatória do projeto em parceria com o Consulado General de La República Argentina, Câmara Rio-Grandense do Livro, IEACEN, Prefeitura de Porto Alegre e Sated RS.
Texto: "Matei um cara", de Daniel Dalmaroni com Grupo ATO Cia. Cênica
Auditório Barbosa Lessa

19h
Envelhescência, de Gabriel Martinez
Sessão de Cinema no Cine Santander Cultural

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.