sábado, 26 de dezembro de 2015

.: As diversas faces do envelhecimento: psicóloga explica

Psicóloga do CEPAASP explica como cada pessoa tem uma percepção diferente da chegada da terceira idade.

O processo de envelhecimento, assim como em qualquer período da vida, afeta cada pessoa de maneira diferente. Por mais que a mídia tenha investido na tendência a uma velhice mais ativa, este modo de chegar à terceira idade não é unicamente uma disposição de espírito, mas resultado de como o indivíduo encara todo o processo, com seus pontos fracos e fortes. O resultado influencia no modo como as pessoas se vêem quando estão mais idosas.

É crescente o número de idosos que procuram a ajuda de profissionais da psicologia para a superação de problemas. Este fenômeno serve para mostrar o quanto a forma que a velhice vem sendo encarada mudou e, ainda as possibilidades de quem está neste período da vida.

Com o intuito de ajudar aos que vivem as questões existenciais da terceira idade, o CEPAASP – Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, entrou em parceria com o Grupo Acolher, que presta assistência psicológica para os seus associados. De acordo com Simone Matias, psicóloga do Centro, são diversas as causas para o atendimento dos idosos: problemas de relacionamento, episódios de depressão e até questões ligadas à sexualidade integram a lista de questões pessoais onde o auxílio do profissional de psicologia é fundamental.

“Como em qualquer fase da vida, a velhice exige mudanças e adaptações também com ganhos e perdas. No nosso imaginário surge uma série de idéias e crenças que precisam ser desmistificadas”, declara a especialista. Para ela, o correto é se pensar nas mais variadas condições em que os idosos podem estar passando. Ela afirma que as condições psicológicas, biológicas e sociais de cada indivíduo influenciam na necessidade de ajuda dele. “O chamado ‘envelhecer bem’ depende, antes de tudo, de um delicado equilíbrio entre as perdas e os ganhos de cada um em seu processo de envelhecimento. Cada fase de nossa vida nos impõe seus desafios a serem cumpridos e isso não é diferente na velhice”, finaliza.

Sobre o CEPAASP
O Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Pensionistas, o CEPAASP, dispõe de um verdadeiro clube de benefícios para seus associados e suas famílias. Agora, o Centro firmou parceria com o grupo acolher e oferece aos seus filiados a assistência prestada pelo Grupo Acolher, que presta assistência psicológica a quem precisa. Os beneficiários do CEPAASP contam também com assistência jurídica e outras vantagens especiais.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.