terça-feira, 15 de dezembro de 2015

.: Clarinetista curitibano Samuel Honório é o vencedor do "Prelúdio"

Disputa entre quatro solistas de peso emocionou público que lotou a Sala São Paulo

Samuel Honório, clarinetista de Curitiba, é o vencedor do "Prelúdio" 2015, único concurso de música clássica da tevê brasileira, criado pela TV Cultura.

A grande final emocionou o público, que lotou a Sala São Paulo. Antes da apresentação, era visível, na coxia, a tensão entre os candidatos. Cada um ao seu modo, os jovens se concentravam. Enquanto alguns andavam ansiosamente, outros rezavam e ou se benziam para entrar no palco.

O concurso teve uma disputa acirrada em suas seis etapas classificatórias e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Samuel Honório disputou o prêmio com solistas de peso como o  pianista gaúcho Luís Fernando Rayo,  o trombonista Silas Falcão, de Santo André, e  o pianista Vitor Zendron, de Blumenau. Os candidatos concorreram ao prêmio de uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria, e um concerto como solista, oferecido pelo SESI – SP.

O corpo de jurados foi  composto pelos pianistas Gilberto Tinetti e Marcelo Bratke, a cantora lírica Patrícia Endo e o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo. Segundo eles, a decisão foi difícil  devido ao alto nível técnico e à maestria dos candidatos.

Samuel Honório, que conquistou  o prêmio com o Concerto n. 1 para clarineta e orquestra, de Carl Maria von Weber, declara: “Eu sempre pensei em fazer música. Apesar de estar no concurso, na competição, eu tentei desviar o foco para que eu conseguisse fazer música. Deu certo na primeira eliminatória, na semifinal e deu certo hoje. Estou muito feliz”. Cerca de 200 profissionais da TV Cultura estiveram envolvidos na grande final do "Prelúdio" 2015.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.