sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

.: Grupos de teatro e circo em ocupação na Cidade Tiradentes

O Núcleo Teatral Filhos da Dita e o Circo Teatro Palombar, grupos teatrais fundados na Zona Leste de São Paulo, em Cidade Tiradentes, pelo Instituto Pombas Urbanas, realizam do projeto Território Maravilha!, que tem apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, da Coordenação da Juventude e  do Plano Juventude Viva. As apresentações são grátis e acontecem na comunidade Jardim Maravilha, em Cidade Tiradentes.

A programação de dezembro traz a Cia Teatral Aos Quatro Ventos com o infantil A Gata Ingênua e o Núcleo Teatral Filhos da Dita com o espetáculo A Guerra, respectivamente nos dias 12 e 13, sábado e domingo, às 15h.

Em novembro, apresentaram-se o Circo Teatro Palombar com Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto e também o grupo Filhos da Dita com o mesmo espetáculo de dezembro. Os grupos também ministram Oficinas de Multilinguagem para as crianças e jovens da comunidade, no Salão da Comunidade São Francisco Xavier (Rua Naylon de Oliveira, nº 168), aos sábados, das 15h às 17h, até o dia 12 de dezembro. Inscrições grátis no local.  
O projeto tem como lema a “cultura como direito” e busca, por meio da arte, dizer ‘não’ à violência contra a juventude. Esta é mais uma iniciativa do Instituto Pombas Urbanas que faz de Cidade Tiradentes o bairro protagonista do desenvolvimento humano, através do afeto, do diálogo e da solidariedade. O Território Maravilha! contribui para a prevenção e o combate à violência num dos locais mais vulneráveis da cidade de São Paulo, criando espaços de  acesso às artes, tendo jovens e crianças do bairro como público alvo. Para tanto, vem promovendo a autonomia do Núcleo Teatral Filhos da Dita, da Cia Teatral Aos Quatro Ventos e do Circo Teatro Palombar, grupos compostos por jovens moradores do bairro, além da realização de uma oficina multilinguagem para crianças e de programação cultural, ambas promovidas e executadas por esses coletivos em favela da região.

O projeto tem como respaldo a experiência Instituto Pombas Urbanas no desenvolvimento social por meio da arte, em 10 anos de atuação, sempre valorizando a produção cultural local e periférica, contribuindo para a diminuição de um quadro perverso de exclusão social. Um dos resultados de seu trabalho é a fundação do Centro Cultural Arte em Construção, espaço cultural comunitário que se tornou referência para a cidade na formação de jovens artistas e no acesso a bens culturais para a comunidade. O projeto Território Maravilha! vem de encontro à sua missão de promover o desenvolvimento do bairro Cidade Tiradentes usando a capacidade transformadora do jovem com suas raízes culturais.

Os grupos: Ao lado da Cia Teatral Aos Quatro Ventos, o grupo Filhos da Dita e a trupe Palombar, fundaram, no início de 2015, a Cooperativa de Artistas, que efetivou a profissionalização de seus integrantes, que também atuam como arte-educadores em atividades com crianças, jovens e adolescentes de Cidade Tiradentes. Os três coletivos são formados por moradores locais com idade entre 15 aos 29 anos, que se aprimoraram nas linguagens de circo e teatro no Centro Cultural Arte em Construção. A cooperativa faz parte das ações do projeto Cooperativa de Artistas - Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, realizado pelo Instituto Pombas Urbanas, desde 2014, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Programação

Espetáculo: A Gata Ingênua
Com Cia Teatral Aos Quatro ventos
Dia 12 de dezembro. Sábado, às 15h
Travessa Miguel Meirelles, praça na alt. do nº38. Jardim Maravilha, Cidade Tiradentes/SP
Grátis. Informações: (11) 2285-7758

Sinopse: Em uma fazenda do interior, vive um casal de velhinhos que tem como animal de estimação uma gata pra lá de preguiçosa. Mas um casal de ratos surge na casa e passa a devorar os alimentos da dispensa. Diante do terrível problema, os velhinhos ordenam que a gata capture os invasores; caso contrário, ela irá morar na rua. A gata, assustada com a situação, vê-se obrigada e caçar os roedores, mas como sempre foi preguiçosa e ingênua, nunca aprendeu a ler e escrever, portanto nem sabe o que é um rato. A partir daí, a gata ingênua se mete em grandes confusões tentando caçar os “astutos” roedores.

Ficha técnica - Texto e concepção: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos. Direção: Marcos Kaju. Cenografia: Alexandre Souza. Cenário: Anderson Hope. Figurino: Ariana Viana. Direção musical: Juca Grajaú. Compositor: Samuka. Técnico de som:  Iris Guimarães. Produção e realização: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos. Elenco: Emily Meirelles (Avó, Galinha e Rã), Luana Gonçalves (Gata Ingênua), Mattheus Adepoju (Cachorro e Avô) e Daniel Oliveira (Rato) e Taina Lua (Rata). Classificação: livre. Gênero: infantil. Duração: 50 minutos.

Espetáculo: A Guerra
Com Núcleo Teatral Filhos da Dita
Dia 13 de dezembro. Domingo, às 15h
Rua Naylon de Oliveira, nº 168. Jardim Maravilha, Cidade Tiradentes/SP.
Grátis. Informações: (11) 2285-7758

O texto A Guerra, do dramaturgo chileno Oscar Castro Ramirez, ganhou montagem do Núcleo Teatral Filhos da Dita, em outubro de 2013. A peça – com direção conjunta de Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, atores do grupo Pombas Urbanas - conta a história de três soldados que partem para a guerra e esquecem, durante o caminho, quem é o inimigo. A partir dessa constatação, são apresentadas cenas que revelam os absurdos das guerras invisíveis, vividas cotidianamente. Num campo de batalha que constantemente se transforma, o elenco de A Guerra encarna personagens que vivem diversas situações inter-relacionadas, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência - impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados – pode alienar e desumanizar as pessoas, separando-as dos reais valores da vida.

Ficha técnica - Espetáculo: A Guerra. Autor: Oscar Castro Ramirez. Direção: Paulo Carvalho e Marcelo Palmares. Co-direção de sonoplastia: Giovanni Di Ganzá e Toni. Trilha sonora: Filhos da Dita. Concepção de luz: Núcleo Teatral Filhos da Dita e Aurea Karpor. Cenário, figurino e produção: Núcleo Teatral Filhos da Dita. Realização: Instituto Pombas Urbanas. Elenco - Claudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia. Duração: 60 min. Classificação: 13 anos. Gênero: drama.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.