sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

.: "Indivíduo é todo aquele que não se divide", por Andrea Umbuzeiro

Por Andrea Guimarães Umbuzeiro*
Em dezembro de 2015
A popularização do coaching vem impulsionando a atuação de profissionais que desenvolvem seus trabalhos em áreas específicas da vida das pessoas. 
Há os que são focados em transição de carreira, os que se voltam para liderança executiva, os que se concentram na vida pessoal, aqueles que se dedicam às finanças, etc. Isso é resultado da formação majoritariamente americana pela qual grande parte dos coachs passou, e que atua no objetivo de cada coachee, e não na pessoa em si. E não há nada errado nisso.
Mas a semântica das palavras estabelece limites e referências: indivíduo é o que possui uma unidade de características e forma um todo reconhecível; distinguível; único; concreto e não divisível. É também o que primordialmente leva em conta a metodologia do Coaching Humanístico, originária da Alemanha. No processo ela busca o ser integral. Por isso ela se concentra em trabalhar os sete níveis do comportamento humano atingindo as camadas mais profundas que também estão ligadas aos vários objetivos de vida específicos que todos nós temos.
Você quer um trabalho com mais propósito? Quer ser mais autoconfiante em sua liderança? Quer lidar melhor com seu dinheiro ou lazer? Quer fazer escolhas mais conscientes com seus valores de vida?
Não importa para qual dessas perguntas você respondeu sim, ou mesmo se pensou em outras perguntas. Passar pelos sete níveis (imagem ao lado) é galgar degraus de autoconhecimento que, num mesmo processo, ajudam a ter mais clareza sobre quem você é e o que quer.
Esse é o grande foco diferencial do Coaching Humanístico, que acaba por transformar todas as áreas da vida, simultaneamente: profissão, relacionamentos, família, amigos, lazer e não apenas um “evento” que se deseje elucidar o melhor caminho e forma de realizá-lo. . É uma experiência dirigida que conscientiza as pessoas de suas habilidades, identificando novas e ampliando o potencial de cada pessoa de ser o melhor possível.
Afinal, porque Ser apenas parte se podemos Ser o todo?
*Andrea Guimarães Umbuzeiro, é Humanistic Trainer  Coach  - IHCOS® , sócia da Engenharia de Habilidades, única empresa com representação oficial The International Humanistic Coaching Society IHCOS® no Estado de São Paulo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.