quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

.: "Notas de Cocina": erotismo e culinária para criticar política

O espetáculo "Notas de Cocina", produzido pelo Espacio Odeón e dirigido por Marc Caellas, irá se apresentar nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, no Teatro da USP. A peça, que compõe a programação da "II Bienal Internacional de Teatro da USP", atualiza e questiona a vida social e suas efemeridades, bem como o consumismo e a irresponsabilidade perante situações sociais. 

Essas questões são pontos chave para analisar o modo de vida contemporâneo que as cidades da América Latina favorecem em detrimento de uma qualidade de vida melhor: luxo, ganância, desprezo, imediatismo. Assim, é uma obra que traz afluxos de pensamento importantes para caracterizar a produção social e cultural dos países latino-americanos.


Sobre o Espacio Odeón: 
O Espacio Odeón é um centro cultural dedicado a promover as artes contemporâneas em todas suas expressões. Sem dúvida seu maior enfoque são as instalações plásticas de grandes dimensões e as montagens cênicas não convencionais. Ocupando um edifício emblemático para a cidade de Bogotá: o antigo Teatro Popular de Bogotá que, depois de mais de una década de abandono, volta a atividade buscando recobrar sua identidade como um espaço dedicado a mais arriscada e vanguardista oferta cultural.

Sobre o diretor: 
Nascido em Barcelona (Espanha), é artista, diretor de cena, dramaturgo e escritor. Como criador gosta de incorporar o imprevisível em suas criações, buscando trazer situações antes que cenas e tratar de operadores no lugar de atores. Sus últimas propostas teatrais, estreadas em Barcelona, são "Cuerpo Serrano" (2015) e "Guiris Go Home" (2015). Anteriormente, em Buenos Aires, apresentou "Entrevistas Breves Con Escritores Repulsivos" (2011) e "El Paseo de Robert Walser" (2012). Em Bogotá estreou "Los Críticos También Lloran" (2009) a partir de um texto de Roberto Bolaño; "Haberos Quedado En Casa, Capullos!" (2008) e "Notas de Cocina" (2013), ambas de Rodrigo García; "Las Listas" (2012) de Julio Wallovits, e "Cuento Mi vida (2014) um projeto de teatro documental associado a Esteban Feune da Colombia, com quem criou a Compañía La Soledad. Publicou os livros “Carcelona” (Melusina, 2011),“Caracaos” (El Peregrino, 2014) e “Teatro del bueno” (Teatron tinta, 2015).  

Sobre o espetáculo: 
A peça se apresenta como teatro inegavelmente político, mas não ideológico. Não esgota seu significado no imediatismo da ação, no aqui e no agora daquilo que é dito e que é feito.

Aqui, a realidade aparece sob uma luz diferente, e descobre fatos e possibilidades que, invisíveis apenas um segundo antes, ficam agora expostos e à vista de todos.


"Notas de Cozinha" traça um paralelo entre a paixão pela culinária e a paixão sexual, baseado no constante fluxo e refluxo das emoções e na necessidade de atingir ou preservar “o ponto” – de frio, calor, cocção ou sal. Violência, erotismo e gastronomia fazem parte da encenação, que procura despertar os sentidos dos espectadores e envolvê-los em uma experiência teatral contemporânea.

Escrita por Rodrigo García, trata da história de três amigos (dois homens e uma mulher) que, como em um jogo de sedução, propõem situações diversas e o que nelas fariam. A hipocrisia dos prêmios, a educação dos filhos, os hotéis de luxo ou os restaurantes de alto valor são temas que os três atores abordam em um ambiente de festa que inclui o espectador. Os atores contam, com ironia e humor negro, quais seriam suas decisões: alugar um quarto em um hotel caro e destruí-lo, ou contratar um estádio para um casamento, entre outras. Acompanhe a programação da II Bienal de Teatro da USP que segue até 18 de dezembro em: www.usp.br/bienaldeteatro ou www.usp.br/tusp

Serviço
II Bienal Internacional de Teatro da USP
"Notas de Cozinha" ("Notas de Cocina") - Colômbia
Quando | 5 e 6 de dezembro, 20h
Onde | Teatro da USP - TUSP
Endereço |Rua Maria Antônia, 294 ∙ Consolação 
Telefone | (11) 3123.5233/5205
Ingressos | R$ 10 inteira – R$ 5 meia-entrada.
Capacidade | 80 lugares
Classificação | 12 anos
Fotos | Danilo Canguçu




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.