quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

.: "Padre Paulo, 90 Anos": nove décadas de vida em 20 minutos

Por Helder Miranda
Em dezembro de 2015

O coletivo de audiovisual "Noise Coletivo" produziu o curta-documentário "Padre Paulo, 90 Anos" em homenagem ao Padre Paulo, conhecido na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, pelo pensamento à frente do tempo e por ter até uma escola de samba que leva o nome dele. 

Para ajudar a financiar o filme, o coletivo vem fazendo uma série de ações, entre elas a "Noite das Massas" que acontece no próximo sábado, 12 de dezembro, no Restaurante & Doceria Danielli Churraskillo, em São Vicente. 

Os convites custam R$ 30, com direito a cinco tipos de massas à vontade e três tipos de molho, com bebidas à parte. Na ocasião, será exibido um teaser completo e parte dos entrevistados estará nesse jantar. Haverá sorteios de ingressos e do DVD do filme. 

A pré-estreia gratuita para convidados acontece na terça-feira, dia 15 de dezembro, data em que Padre Paulo completaria nove décadas, às 20h30, no Cine Roxy Brisamar, em São Vicente. 

90 anos em 20 minutos
Desde de janeiro de 2015 o "Noise Coletivo" realizou uma intensa pesquisa e, em novembro, o curta-documentário foi todo gravado. Por ter curta duração, o documentário dá uma pincelada no que foi a vida e o legado deixado durante intensa jornada de fé e ousadia de Padre Paulo. 

Foram 20 entrevistados que contaram detalhes sobre a criação da  tradicional escola de samba de Santos, o amor que o sacerdote pregava nas missas e sua estadia no "Asilo dos Padres". Padre Paulo faleceu em janeiro de 2012, aos 86 anos. O depoimento de Padre Paulo no filme resulta de arquivos de matérias da TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo na Baixada Santista. 

A realização do documentário contou com oito pessoas na equipe. De acordo com o produtor audiovisual Cássio Santos, que cuidou da fotografia e montagem da obra, o maior desafio de condensar 90 anos de história em 20 minutos de filme. Além disso, toda a equipe nunca teve relação com o Padre e só conhecia a história que era divulgada na mídia. 

"O processo do filme foi de descoberta. Fomos conhecendo a partir dos depoimentos como Padre Paulo foi importante pra região. Lamentávamos não termos convivido com ele. Foi complicado por ser apaixonante cada fase da vida desse homem. Temos um outro filme com o que ficou de fora", conclui.  Segundo Cássio, a mensagem que Padre Paulo deixou foi a de amor, que não depende de religião, cor, ou classe social. "O que temos de transmitir ao próximo é amor. É a lei mais antiga e, se todos seguissem, teríamos um mundo melhor", finaliza.

Teaser de "Padre Paulo, 90 Anos"

"Padre Paulo, 90 Anos", uma reportagem de Toninho Pinheiro Santos

Serviço
Noite de massas para financiar o curta-documentário "Padre Paulo, 90 Anos"  
Data: sábado, 12 de dezembro
Horário: 19h
Local: Restaurante & Doceria Danielli Churraskillo
Endereço: rua João Ramalho , 829 - Centro - São Vicente/SP

Pré-estreia para convidados de "Padre Paulo, 90 Anos"
Data: terça-feira, 15 de dezembro
Horário: 20h30
Local: Cine Roxy Brisamar, em frente à praça de alimentação do Shopping Brisamar
Endereço: rua Frei Gaspar, 365 - Centro - São Vicente

+ Sobre "Padre Paulo, 90 Anos": 
Fanpage do "Noise Coletivo": https://www.facebook.com/NoiseColetivo/
Fanpage do curta-documentário: https://www.facebook.com/PadrePaulo90Anos/?fref=nf
    
Bastidores das filmagens de "Padre Paulo, 90 Anos" em fotos: 








← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.