segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

.: A transformação de bicicletas velhas em cadeiras de rodas‏ em SV

Aliar a sustentabilidade à inclusão social é a premissa do projeto "Reconstruindo sobre Rodas". A transformação de bicicletas velhas ou inutilizadas em cadeiras de rodas resultou neste trabalho acadêmico de Administração, desenvolvido por alunos da Unibr - Faculdade de São Vicente. A construção do produto contou com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Sob orientação do professor Mestre e diretor geral da instituição Alexandre Machado, a iniciativa foi realizada por Artur Ribeiro Apolinário, Elza Carvalho Carneiro Leal, Jacqueline Ferreira de Santana, Jéssica Ramos Nicoluci, Priscila de Jesus Macedo e Rosemary Crês. Por sua vez, as instalações e a equipe da Secult colaboraram na criação e construção do protótipo, reafirmando a viabilidade do projeto que contou também com apoio de voluntários e iniciativa privada.

Permeando pelos conceitos da sustentabilidade e seus pilares, reciclagem, responsabilidade social corporativa e atores de mudança do novo processo de desenvolvimento sustentável, aponta caminhos para o cumprimento dos acordos realizados em esferas globais, nacionais e municipais atendendo a Agenda 21 e consequentemente o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável do Município de São Vicente. O objetivo do estudo é de apontar a reciclagem como viés para a problemática da superlotação de bicicletas no pátio da Secretaria Municipal de Transportes.

Além de observar a viabilidade da transformação das bicicletas deterioradas em cadeiras de rodas e outros objetos, atendendo a mobilidade de pessoas com deficiência e também geração de renda. Segundo o estudo, houve um crescimento no número de bicicletas apreendidas e não reclamadas na cidade. Essas bicicletas permanecem no pátio de apreensão por seis meses e depois são liberadas para leilões. A intenção é que as cadeiras de rodas oriundas da reciclagem sejam repassadas para as instituições do município tais como hospitais, asilos, casas de repouso e ONGs.

Projeto de Lei Estadual
O alcance da iniciativa acadêmica chegou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tornando-se como base de um projeto de lei. De acordo com o artigo 1º do projeto de lei, "As bicicletas apreendidas por ato administrativo ou de polícia, serão doadas quando não sejam reivindicadas, e depois de cumpridas as formalidades legais, às entidades que realizarem a transformação das mesmas em cadeiras de rodas e outros objetos”.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.