sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

.: Alabama Shakes, rock alternativo com sabor anos 70

Por Luiz Gomes Otero
Em janeiro de 2016


Algumas bandas atuais parecem ter surgido na época errada. Este é o caso da Alabama Shakes, fundada em 2009 nos Estados Unidos, cuja sonoridade remete o ouvinte diretamente para os anos 60 e 70. A vocalista Brittany Howard é um dos destaques do grupo, que é complementado pelo guitarrista Heath Fogg, o baixista Zac Cockrell, o baterista Steve Johnson e o tecladista Ben Tanner.


O mais recente lançamento do grupo é o ótimo disco "Sound And Color", o segundo de estúdio dos músicos. O trabalho vem conquistando a crítica especializada e o público do chamado rock alternativo. O Alabama Shakes já se apresentou em festivais como o Lollapalloza, que serviram para projetar o som da banda na mídia.

O interessante é que "Sound And Color" não chega a ser um disco de hits e tampouco é um álbum conceitual. Funciona com uma colcha de retalhos onde os músicos destilam suas influências de forma competente em forma de ótimas canções.


Canções como "Don´t Wanna Fight", "Dunes" e "Gimme All Your Love" são densas e estão longe de ser aquele tipo de canção para tocar no rádio. É um som que resgata uma atmosfera produtiva dos anos 70, quando o rock continha algo mais consistente e menos artificial do que o som pasteurizado dos anos 80.  

A sonoridade é puro anos 70, com muitas guitarras distorcidas e a bela voz de Brittany em primeiro plano. Uma voz cuja potência parece se inspirar em Janis Joplin, mas que na verdade mistura muitas outras influências, até mesmo da soul music americana. A combinação da voz ácida de Brittany com a cozinha rítmica firme formada pelos demais integrantes transmite uma energia muito positiva logo na primeira audição.


Para o ouvinte, "Sound And Color" traz um frescor novo para o rock, ainda que use fórmulas antigas. E que eles continuem nessa linha por muito tempo. Os fãs vão agradecer muito.

*Texto originalmente escrito em junho de 2015 e recuperado dos arquivos do Resenhando.com



"Don´t Wanna Fight"

 "Dunes"

 "Gimme All Your Love"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.