sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

.: Albert Cummings, sangue novo no velho blues rock‏

Por Luiz Gomes Otero
Em janeiro de 2016

O guitarrista americano Albert Cummings  é um dos talentos da nova safra do blues rock que vem despontando nos últimos anos. Nascido no Estado de Massachusets há 47 anos, ele conseguiu se projetar e se firmar, tendo tocado ao longo dos anos com nomes icônicos como B.B. King, Johnny Winter e Buddy Guy. Com essa base musical sólida e uma influência confessa do ídolo, Steve Ray Vaughan, era natural que ele decidisse seguir carreira solo mantendo a essência do estilo musical.


Um dado curioso é que além da música, Cummings é um empresário bem sucedido do ramo da construção civil ligada ao setor habitacional. O seu disco mais recente foi lançado em 2015. "Someone Like You" traz apenas 12 canções, como era no formato vinil. Todas as faixas muito bem produzidas e tocadas por uma banda entrosada e cheia de garra.

"No Doubt" abre o disco com arranjo forte e arrasador. Com um vocal convincente, Cummings encara os solos de forma natural, sem precisar usar muito os recursos eletrônicos. Prefere se guiar pelo feeling, o sentimento. Os mestres do estilo sempre diziam que, sem sentimento, não há como tocar o blues.


Há outros momentos interessantes, como as ótimas "Movin´ On" e "Finally In Love", além das faixas "Make Up Your Mind" e "I Found You". Algumas com andamento mais rápido e outras no estilo mais clássico e ritmado. Na verdade, em todas as faixas  é possível notar a técnica apurada de Cummings, que obteve recentemente o reconhecimento da crítica especializada e do publico que acompanha os lançamentos de blues. Ele é hoje um dos principais nomes do selo Blind Pig Records, que é especializado na área do blues. E pelo visto, se depender do talento,  ainda vai ganhar mais espaço, pois ele tem isso de sobra.

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.



"Finally In Love"

"Movin´On"

"No Doubt"

"Make Up Your Mind"



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.