sábado, 9 de janeiro de 2016

.: "Imaginário Santista - A Cidade e Os Artistas" abre na terça

No andar superior da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, no litoral de São Paulo, será aberta nesta terça, dia 12 de janeiro, às 19h30, a exposição “Imaginário Santista - A Cidade e os Artistas”.

A mostra resgata parte do acervo da Secretaria de Cultura da cidade, possibilitando, assim, a contemplação de um lugar que inspirou artistas locais ou de passagem, apresentando essas imagens em diálogo com poesias de escritores para quem foi ponto de partida para encontros, confrontos, prazeres e nostalgias. 

Entre o porto e o mar, o horizonte e o asfalto misturam-se surpresa, admiração e estranhamento. Com diferenças de estilo, de época e de sensibilidade, pelas palavras dos poetas ou visões dos artistas, a mostra apresenta a cidade de Santos construindo um caminho por onde é possível revisitá-la. A exposição destaca-se ainda por reunir obras que o público em geral raramente tem oportunidade de ver.

Entre os poetas, estão Alberto Alexandre Martins, Blaise Cendrans, Elizabeth Bishop, Júlio Ribeiro, Pablo Neruda, Roldão Mendes Rosa, Rui Ribeiro Couto e Vicente de Carvalho. Entre os artistas, destacam-se Aldo Ferreira, Durval Pereira, Omar Pelegatta, Ivani de Oliveira Faraldo, Oswaldo de Freitas Bastos, Gabrielle Feletto, Alfonso Comesaña Hermida, Jesus Aquiló Gelabert, Seri (Sérgio Ribeiro Lemos), Marcos Troncoso, Henrique Pizzi, Elsie Dubugras, Araquém Alcântara e José Francisco de Oliveira (Gajo).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.