sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

.: Keiko Matsui, o smooth jazz que veio do oriente‏ - Por Luiz Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em janeiro de 2016
O oriente é cercado de mistérios e encantos para quem vive no ocidente. E está bem claro que no "País da Terra do Sol Nascente" há talentos musicais que superam as expectativas dos ouvintes mais exigentes. Um desses casos é o da tecladista Keiko Matsui, que está lançando um CD e DVD "Live In Tokyo", gravado ao vivo na capital japonesa, sua terra natal.
Keiko veio de uma família que desde cedo estimulou o seu gosto pela música. Sua carreira no chamado smooth jazz começou na segunda metade dos anos 80 e se estende até os dias atuais. Nessa apresentação, ela conta com uma time de músicos afiados, que apresentam um groove e ritmo interessantes para quem curte música instrumental. Dois balanços irresistíveis abrem o show com as canções "Dream Seeker" e "Black Lion". As faixas "Forever Forever" e "Caricias" já mostram um lado mais introspectivo de Keiko, assim como a faixa "Antártica - A Call To Action".
Mas o que conquista mesmo o ouvinte é ver e ouvir Keiko adicionando de forma suave um tempero oriental ao seu smooth jazz suingado. A sonoridade conta com detalhes que lembram um pouco o som da música tradicional japonesa, mas é algo tão suave que o ouvinte acaba incorporando o arranjo ao seu gosto. Basta ouvir as faixas "Bridge Over Stars", "Safari" e "Stingo" para perceber isso. Gostei muito da descontraída faixa "A Night With Cha Cha Cha", que mais parece uma divertida jam session, bem ao estilo do jazz instrumental.
"Live In Tokyo" é uma ótima opção para quem curte música instrumental de qualidade e bom gosto. Duas qualidades aliás que Keiko Matsui reúne em seu trabalho musical, com certeza.






Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

"A Night With Cha Cha Cha"


 "Bridge Over Stars"

"Safari"




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.