terça-feira, 12 de janeiro de 2016

.: Crítica do filme dinamarquês "A Caça", por Verena Bouere Nery

Por Verena Bouere Nery
Em janeiro de 2016

O filme dinamarquês "A Caça" ("Jagten") de 2012 é sobre um assunto bastante delicado: abuso sexual infantil. Acompanhamos a vida de Lucas que acabou de passar por um divórcio turbulento (e qual não é?) e ainda se vê meio perdido na vida. Quando a filha do melhor amigo, Klara, o acusa de abuso sexual, os moradores da pequena cidade não perdem tempo e o julgam culpado. 

O filme é sensacional, com excelentes atores e uma fotografia linda. Mas devo dizer que senti raiva. Tive vontade de bater naquelas pessoas, de gritar com elas. "Vocês não veem o que está acontecendo?". Ninguém sabe muito bem como lidar com o assunto e o filme mostra claramente como isso piora a situação para os envolvidos. Como a falta de preparo da escola e da sociedade podem prejudicar a todos: ao acusado, à criança, aos relacionamentos daquelas pessoas onde a história acontece.

Sem defesa, Lucas se vê acuado e cada vez mais sozinho. Mas não é só ele quem afunda. Desde os amigos mais próximos e funcionários de supermercado e até mesmo a pequena Klara, todos têm medo, alguns tem dúvidas, mas ninguém sabe muito bem o que fazer, já que são obrigados a encarar a dor sem apoio, nem ajuda. Expõe a fragilidade das relações humanas, e como amizades fortes e saudáveis podem se deteriorar em consequência de certas atitudes, ou ainda da falta delas. É um filme bastante rico tanto do ponto de vista legal, como também do psicológico. 

Vale como tema de debates sobre o tema em diversas áreas. É imprescindível para pais e professores que o assunto seja debatido e que ações sejam tomadas. O assunto é sério e é preciso atenção e cuidado. Mas também é de extrema necessidade que se evite a histeria. Diante de uma acusação como essa, o que fazer? Como tratar a criança e como tratar o adulto acusado? Todas as questões devem ser respondidas por profissionais e essas mesmas pessoas devem orientar outros profissionais que lidam com crianças.

Trailer de "A Caça"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.