segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

.: "Como Não Ser Um Babaquinha Preconceituoso", por Ricardo Souza

Por Ricardo Souza
Em fevereiro de 2016

Vamos aprender uma lição no "textão" de hoje, pessoal? Então pega lápis, papel crepom, uma tesoura sem ponta, cola bastão, pede a supervisão de um adulto sensato e vem...

Então, opinião é uma "parada" bem complicadinha. Por que? Eu lhe digo! Porque geralmente é uma crença adotada como verdade pelo senso comum sem qualquer reflexão a respeito de sua validade, de seus pressupostos e dos meios pelos quais foi obtida, logo, nem sempre o que a gente pensa condiz com a atual realidade na qual vivemos, convivemos e compartilhamos. 

Assim, "o que você pensa" tem que ser baseada em argumentos válidos, comprovações, leis e mais um monte de coisinhas que a reafirmem e não desmereça ninguém e nenhum grupo social (as famosas minorias). Parece difícil, né? Mas não é!

Agora respondam aqui "pro" tio: lugar de negro é na senzala? Lugar de mulher é na cozinha? Lugar de gay é no armário? Lugar de judeu é na sub-raça? Lugar de bandido é na cova? Lugar de pobre é na favela? Pois bem, caso tenha respondido SIM pra QUALQUER uma dessas perguntas, você é só um egoísta preconceituoso, disfarça isso com "mas é só minha opinião" e é preciso rever esses "valores" aí, "tá" bom?

Para simplificar a gente tem que entender que não pode chamar de opinião aquilo que falte com a verdade, agrida, oprima ou desmereça alguém ou grupo em detrimento de outros, afinal vivemos em uma democracia e todos estamos buscando igualdade, fraternidade e muito amor, né não?

No próximo "textão", a gente fala sobre cultura, o que é culturalmente/ intelectualmente aceito e vamos entender por que seu gosto não é melhor do que o de ninguém e compreender de o porquê disso não lhe fazer melhor em absolutamente NADA. Beijo e até o próximo episódio de "Como Não Ser Um Babaquinha Preconceituoso" galera!! Até!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.