segunda-feira, 7 de março de 2016

.: Em Porto Alegre: Adolescer estreia nova temporada

Adolescer estreia nova temporada em única apresentação no dia 12 de março no Teatro da Amrigs, em Porto Alegre. Edição especial estreia versão 2016 da montagem que completa 14 anos este ano


Grande sucesso na cena teatral gaúcha, Adolescer estreia versão 2016 no dia 12 de março, no Teatro da Amrigs, em única apresentação, às 20h30min. Adolescer chega a sua adolescência em maio de 2016, onde completa 14 anos de existência. Sucesso de público desde sua estreia em 2002, foram 1425 apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo.

A cada edição, a montagem se renova e traz muitas novidades: novos temas, novas cenas, novos personagens, coreografias e trilha sonora.  Entre os destaques desta temporada, Adolescer vai abordar sobre os sonhos dos jovens. Questões como descobrir sua verdadeira vocação, compreender o que realmente se gosta e a importância de se perseguir seus sonhos, ganharão evidência na temática da peça neste ano.

A dramaturgia de Vanja Ca Michel, que assina o roteiro, produção e direção, reflete sobre os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.​ Temas recorrentes aos adolescentes, como respeito às diferenças, relação com os pais, bullying, sexualidade e drogas estão sempre em pauta nas esquetes que compõem o espetáculo. 

Nesta ano a peça também fará um alerta aos pais, especialmente em relação a importância da figura paterna. A ausência de um pai não pode ser substituída ou compensada pela mãe. Também de acordo com Augusto Cury, esta nova geração está sentindo muito a ausência dos pais, que tentam compensar e completar o vazio com novas tecnologias, como computadores, smartphones e tablets. 

Segundo Cury, o excesso desses estímulos faz com que os jovens percam as habilidades sócio emocionais mais importantes, como de se colocar no lugar do outro, pensar antes de agir, expor e não impor suas ideias e aprender a agradecer. Vanja acredita que a tecnologia faz parte da evolução, mas é preciso que haja um equilíbrio e que os pais estejam presentes em todo o convívio e novas descobertas de seus filhos. 

O segredo de manter-se atual, para Vanja, foi saber renovar-se constantemente, o que atrai a fidelização do público. “Se você assistir a duas temporadas diferentes, em um curto período de tempo, verá que a peça terá uma nova leitura sobre os adolescentes da atualidade. Ela absorve todas as novidades como músicas, memes, linguagem da internet, ídolos... e na mesma velocidade”, conta. “Adolescer é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”. 

Os atores usam em cena celulares conectados e GoPro. O mais interessante é que as imagens feitas pelos atores nas apresentações entram automaticamente nas redes sociais do espetáculo. Logo após cada sessão, o público confere fotos do espetáculo tiradas na hora, interagem com os perfis dos atores e assistem vídeos feitos especialmente para os fãs. “Nos comunicamos com os fãs de Adolescer através dos nossos canais nas redes sociais diariamente”, explica Vanja.
           
Encenado por onze atores entre 16 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 38 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. "Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova", declara.

Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o Adolescer é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro. Descontos de 50% para estudantes, idosos e sócios do Clube do Assinante. Mais informações: www.adolescer.com.br / https://www.facebook.com/adolesceroficialfanpage 


Curiosidades:

Família em cena – As atrizes Ane, Joana e Julia Troian são mãe e filhas e atuam juntas no espetáculo desde 2013. O que começou com uma terapia se tornou uma atividade profissional na família. Além disso, Joana e Julia são campeãs de patinação, em campeonatos no Brasil e Exterior;

Família nos bastidores – Rose Pereira, uma das responsáveis pela produção e comunicação do espetáculo, é mãe do ator Caio Pereira. Inicialmente, Rose somente acompanhava o filho às apresentações. Hoje em dia, Rose responde pela produção ao lado de Vanja e administra os perfis nas redes sociais do espetáculo;

Família inspirando novas cenas – Na última versão do roteiro, Vanja acrescentou uma cena que tem feito muito sucesso entre as meninas, onde uma turma se reúne na festa do pijama. O texto foi criado após uma conversa da diretora com Aline Vieira, de 11 anos, irmã do ator Anderson Vieira, que encantou Vanja.

Público em 2016 – Mais de 16.000 espectadores somando apresentações em Porto Alegre e cidades do interior do estado do RS.
Produtos Adolescer no foyer – Estará à venda antes e após o espetáculo a linha com diversos produtos Adolescer entre eles: camisetas, botons, canecas, etc. 


Adolescer - MARÇO 2016 
12 de março, 20h30min
Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre
Telefone: (51) 3014-2001
Duração: 90 min
Indicação: Adolescentes a partir de 10 anos e adultos 
Ingressos
R$60,00 – INTEIRA
R$30,00 – MEIA 
Meia Entrada para: estudantes, idosos, Clube do Assinante Zero Hora titular e 1 acompanhante. 
Ponto de venda: Bilheteria do Teatro da Amrigs, Loja Imaginarium Iguatemi e Peixe Urbano.
Informações: (51) 91159024 | 33430832
E-mail: adolescer@gmail.com.

Ficha técnica

ROTEIRO: Textos de Vanja Ca Michel com fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg e Rubem Alves, do psiquiatra José Outeiral e de Moacyr Scliar.
CONCEPÇÃO e DIREÇÃO: Vanja Ca Michel 
ELENCO: Ane Troian, Anderson Vieira, Caio Pereira, Davi Borba, Emílio Farias, Estéfani Bauer, Joana Troian, Julia Bach, Julia Troian, Luisa Ricardo e Pedro Martins.

COREOGRAFIAS: Flávio Cruz
DESENHO DE LUZ: Moa Junior
OPERAÇÃO DE SOM: Alexandre Ricardo
TRILHA SONORA PESQUISADA: Vanja Ca Michel
DESIGNER GRÁFICO E SITE: Moa Junior
FOTOS: Rose Pereira
PRODUÇÃO: Vanja Ca Michel, Moa Junior e Rose Pereira

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.