domingo, 27 de março de 2016

.: "MORAR - Espaços de Afeto" debate implicações de conviver

O "Ciclo MORAR - Espaços de Afeto" vai debater as implicações do viver em comunidade, repúblicas, condomínios e outras formas de habitação na terceira idade. O Programa do Sesc Santos iniciado em 22 de março, irá se estender até junho. 

Por meio de vídeos, palestras e oficinas pretende-se investigar qual tipo de moradia estamos construindo. Em todos seus variados aspectos: arquitetônico, localização, acessibilidade. A moradia contempla a pessoa idosa? Ou o idoso é apenas depositado em algum lugar? Autonomia, relações de afeto e familiares também serão debatidas no "Ciclo MORAR". 

Considerando que em 2050, uma em cada quatro pessoas será idosa, faz-se necessário refletir sobre a questão. No dia 31 de março acontece a abertura oficial do ciclo de palestras com a filósofa Viviane Mosé que é psicóloga, psicanalista, e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Em março, também, tem início a oficina "Onde você Mora?" com o Instituto Querô, que tem vagas para idosos e jovens. 

No mês de abril, o espetáculo "Cidade Submersa", dia 17, fará um relato das implicações da especulação imobiliária na vida dos idosos. Ainda em abril, dia 27, a pesquisadora Ana Amélia Camarano – Pós-doutora pela Nihon University – (Japão) – falará sobre envelhecimento populacional e arranjos familiares. 

Um destaque da programação do mês de maio será a atividade "Conversa e Seresta na República", uma visita a uma República de Idosos de Santos no dia 11. No dia 18, o tema será os idosos que moram sozinhos, por opção ou necessidade, com Mariela Besse, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo. 

Também em maio, o espetáculo "Velhas Caixas" apresenta peças de três minutos, todas baseadas em personagens idosos. Em junho, para encerrar a série de atividades, um encontro vai discutir questões urbanísticas e de preparo das cidades para acolher o público idoso cada vez mais presente na sociedade, além das soluções arquitetônicas para a população que envelhece com Andréa H. Pfützenreuter – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Acontecerá a exibição do vídeo "Onde Você Mora?", produto da oficina do Instituto Querô e a abertura da mostra "Em Particular", série de obras audiovisuais baseada em relatos de idosos. Saiba mais dessa programação, que segue até junho, em: http://bit.ly/1WqqrdT.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.