segunda-feira, 7 de março de 2016

.: Prorrogada a exposição Mulheres no Universo de Brecheret

A exposição, que tem curadoria de Daisy Peccinini,  apresenta as mulheres trabalhadoras da década de 5 e, ficará em cartaz até o dia 26 de junho, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura.  A entrada é franca. Visitas orientadas com o educativo podem ser agendadas.

O MuBE revela os relevos, em mármore travertino, do escultor Victor Brecheret, que decoravam um edifício do Banco Cruzeiro do Sul, no centro urbano de São Paulo e ficaram anos sem serem expostos.

Nestes painéis, Brecheret materializou mulheres poderosas, que simbolizam as trabalhadoras, nos diversos setores da produção do Estado de São Paulo e do Brasil, na década de 50. Atualmente, as obras pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles e estão em comodato com o Instituto Victor Brecheret. 

São oito peças, com tamanhos que variam de 0,85m X 0,85m a 1,25m X 1,25 e pesam cerca de 600 kg, cada. Lá estão, em primazia, Mulher Alegoria da Agricultura do Café, riqueza primordial do país - naquele momento, seguida de outras Mulheres Alegorias das mais importantes atividades econômicas: Alegorias da Indústria, do Comércio, da Construção, da Agropecuária, da Aviação. Estes ficavam na area externa do banco.

O escultor concebeu dois menores, localizados no interior do edifício, como balcões. Neles, as figuras femininas alegóricas, segurando os símbolos que as caracterizam, estão reunidas em grupos de cinco, que compõem frisos, como os templos gregos, com a mesma atmosfera sacra e transcendental.

Serviço:
Mostra: Mulheres no Universo de Brecheret
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218 – entrada pela Rua Alemanha, 221)
Exposição: Até 26 de junho
Curadoria: Daisy Peccinini
Entrada: Franca
Horário de Funcionamento: das 10 às 19 horas, de terça a domingo
Informações para visitas guiadas: (11) 2594-2601

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.