sexta-feira, 15 de abril de 2016

.: “Dormindo no Verbo”: livro defende a importância das palavras

A palavra ultrapassa o que é usual, trivial e cotidiano. É o que defende a escritora carioca Alexandra Vieira de Almeida em seu novo livro de poemas intitulado “Dormindo no Verbo”. Lançado pela editora Penalux e composto por 67 poesias, a obra pretende mostrar a importância da percepção da palavra na construção de tudo que nos cerca.

Segundo a poetisa, o seu trabalho une o intelectivo e o linguístico num só canal. O livro transmite ao leitor a imagem de que o verbo, ou seja, a ação, é muito valioso para a recriação do mundo.

Ela explica ainda que seus versos circulam por vários momentos de sua história, apresentando o universo da linguagem como expressão da vida, não no sentido simples apenas, mas com muita complexidade. “‘Dormir no Verbo’ é trazer aquilo que está adormecido, no nosso interior, para o mundo, esclarecendo através da palavra”.

"Minha inspiração vem fora do texto, como minha experiência de vida e dentro da própria literatura, a partir de influências de outros autores, como, por exemplo, Arthur Rimbaud, Murilo Mendes dentre outros. No entanto, procuro ter o meu próprio estilo, criando algo diferente, que manifeste mais a influência de minha interioridade", ilustra.

O gosto pela leitura vem desde criança. Aos 10 anos de idade já começava a lançar seus pensamentos verbalizados no papel. Ela conta que sua mãe foi a maior incentivadora nesse aspecto. “A leitura representa a minha doação para os outros. É uma necessidade para mim. Com ela, aprimoro meu estilo, mas também lapido meu ser”.

Sobre a autora:
Alexandra Vieira de Almeida é poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta. É doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Trabalha como professora na Secretaria de Estado de Educação e tutora de ensino superior a distância na Universidade Federal Fluminense (UFF). É ainda membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. 

Também foi aprovada por unanimidade pelos Dirigentes da Litteraria Academia de Lima Barreto para o recebimento do Diploma de Distinção Literária, laurel máximo desta instituição. Após esta distinção máxima lhe foi conferido o título de "Acadêmica Honorária" desta Academia. 

Além de "Dormindo no Verbo" tem mais quatro livros publicados, sendo quatro de poesia e um de ensaio. Tem poemas traduzidos para o espanhol, inglês, holandês e chinês. Ganhou alguns prêmios literários. Publica suas poesias em antologias, revistas, jornais e alternativos por todo o Brasil e também no exterior. Tem um blog de literatura que atualiza constantemente: www.malabarismospoeticos.blogspot.com.br.

Loja virtual:
http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=397
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.